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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32387
Tipo: | Dissertação |
Título: | Diálogos entre a linguística aplicada e a pedagogia: uma proposta pedagógica de ensino de fábula na educação infantil |
Autor(es): | Morais, Nadja Maria de Menezes |
Primeiro Orientador: | Escarpinete, Mariana Lins |
Resumo: | A escola é um lugar de formação humana que deve priorizar as diferentes linguagens e o desenvolvimento integral dos alunos, seja nas dimensões sociais, afetivas, físicas e intelectuais. Nessa perspectiva, ressaltamos que este trabalho visou apresentar um estudo linguístico, voltado para a reflexão sobre as áreas de conhecimentos pedagogia e a Linguística Aplicada, além disso, buscamos com a pesquisa responder à pergunta problema que motivou o nosso estudo: é possível correlacionar os conhecimentos da área da Linguística Aplicada, com a área da pedagogia para a melhoria da formação dos pedagogos que estão atuando com as práticas de letramentos na Educação Infantil? E, como hipótese do trabalho, supomos que o conhecimento linguístico para o agir docente de um profissional licenciado em pedagogia poderá oportunizar melhores práticas de letramento e, consequentemente, irá ampliar as aprendizagens dos discentes. Entendemos que, para cumprir esse propósito, precisamos estabelecer os objetivos a serem alcançados e, assim, apresentamos como objetivo geral: refletir sobre a importância da LA na formação docente dos professores pedagogos que atuam na EI. Para isso, temos como objetivos específicos: descrever a composição curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, identificar quais as dificuldades encontradas pelos docentes em práticas de letramento a partir do trabalho com o gênero fábula para desenvolver as habilidades linguísticas (orais) das crianças. Além do mais, propomos a intervenção por meio da produção de um Guia Pedagógico com práticas de leitura envolvendo o gênero fábula para o ensino. E, para atender aos objetivos, alicerçamos este trabalho à luz de alguns teóricos da educação e da linguística que discutem e analisam questões sobre letramentos e a aquisição da linguagem, como: Soares (2020) e Kleiman (1995), que trata da importância de trabalhar com práticas de letramentos envolvendo os diferentes tipos de gêneros textuais em sala de aula, Vygotsky, que trouxe para nós a compreensão sobre o desenvolvimento infantil a partir da linguagem e interação social, Bakhtin (2011) com a teoria do dialogismo, Cosson (2021) que tem estudos voltados para o como trabalhar com literatura em sala de aula, e por fim, temos os documentos normativos como as Diretrizes Curriculares, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 9394/96) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), entre outros. Para a escolha da metodologia optamos em estruturar nosso trabalho com base na pesquisa qualitativa e qualitativa, de natureza Aplicada, quanto ao seu objetivo, é descritiva e exploratória. Quanto aos procedimentos técnicos aplicamos um questionário semiestruturado junto aos pedagogos e com isso, conseguimos identificar dentro das análises a concepção das professoras referente a língua/linguagem e como elas desenvolvem o trabalho com as práticas de letramento em sala de aula com alunos da pré-escola. Assim, mediante as impressões colhidas através das análises elaboramos a proposta de intervenção que culminou no produto Guia pedagógico: práticas de leitura a partir do gênero textual fábula. |
Abstract: | The school is a place of human formation that must prioritize different languages and the integral development of students, whether in the social, emotional, physical and intellectual dimensions. From this perspective, we emphasize that this work aimed to present a linguistic study, focused on reflection on the areas of knowledge pedagogy and Applied Linguistics, in addition, we sought with the research to answer the problem question that motivated our study: is it possible to correlate knowledge from the area of Applied Linguistics, with the area of pedagogy to improve the training of pedagogues who are working with literacy practices in Early Childhood Education? And, as a working hypothesis, we assume that the linguistic knowledge for teaching activities of a professional licensed in pedagogy can provide opportunities for better literacy practices and, consequently, will expand students' learning. We understand that, to fulfill this purpose, we need to establish the objectives to be achieved and, therefore, we present as a general objective: to reflect on the importance of AL in the teaching training of pedagogical teachers who work in EI. To this end, we have specific objectives: to describe the curricular composition of the pedagogy course at the Federal University of Paraíba, to identify the difficulties encountered by teachers in literacy practices based on working with the fable genre to develop the linguistic (oral) skills of children. Furthermore, we propose intervention through the production of a Pedagogical Guide with reading practices involving the fable genre for teaching. And, to meet the objectives, we base this work in the light of some educational and linguistic theorists who discuss and analyze issues about literacy and language acquisition, such as: Soares (2020) and Kleiman (1995), who deals with the importance of working with literacy practices involving different types of textual genres in the classroom, Vygotsky, who brought us an understanding of child development based on language and social interaction, Bakhtin (2011) with the theory of dialogism, Cosson (2021) which has studies focused on how to work with literature in the classroom, and finally, we have normative documents such as the Curricular Guidelines, Education Guidelines and Bases Law (LDB, 9394/96) and the National Common Curricular Base (BNCC, 2018), among others. Regarding the choice of methodology, it is a qualitative and qualitative research, of an Applied nature, in terms of its objective, it is descriptive and exploratory. Regarding technical procedures, we applied a semi-structured questionnaire to the pedagogues and with this, we were able to identify within the analyzes the teachers' conception regarding language and how the work involving literacy practices is done within the classroom with pre-school students. school. Thus, through analysis, we developed the intervention proposal that culminated in the product Pedagogical guide: reading practices based on the fable textual genre. |
Palavras-chave: | Linguística aplicada Práticas de letramentos Formação de professores Aquisição da linguagem Applied linguistics Literacy practices Teacher training Language acquisition |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística e ensino |
Programa: | Mestrado Profissional em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32387 |
Data do documento: | 22-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística |
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