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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32401
Tipo: Tese
Título: O tratamento dos conhecimentos linguístico-gramaticais em concursos públicos (2010-2019)
Autor(es): Moura, Lucielma de Oliveira Batista Magalhães de
Primeiro Orientador: Vieira, Francisco Eduardo
Resumo: Esta tese investiga os conhecimentos linguístico-gramaticais em provas de concursos públicos realizados em âmbito nacional, no interstício de um decênio. Do ponto de vista teórico metodológico, a pesquisa está situada primordialmente na Linguística Aplicada, em sua perspectiva transdisciplinar e social aplicada (Cavalcanti, 1986; Moita Lopes, 1996, 2006, 2013; Celani, 1998), e, secundariamente, nos campos da Política Linguística (Cooper, 1989; Schiffman, 2006; Spolsky, 2009; Shohamy, 2006, 2009) e da Historiografia da Linguística (Koerner, 1996; Swiggers, 1990, 2013). Partimos da percepção de um cenário distinto para o tratamento dos conhecimentos linguístico-gramaticais em provas de concursos públicos vs. contexto de ensino, relação a partir da qual levantamos elementos para defender a tese de que os concursos públicos não têm cumprido seu propósito como instrumento isonômico e democrático na seleção de candidatos para ocupação de cargos públicos. A pesquisa é norteada por um viés linguístico, no qual se observam as categorias níveis de análise linguístico gramatical e abordagem; e por um viés sociopolítico, no qual se busca avaliar o concurso público como um instrumento efetivamente democrático na seleção de candidatos. Para a análise, foram selecionados 118 programas de estudo apresentados em editais de concursos e 1962 questões objetivas constantes em provas escritas de certames de nível superior e médio, para diversos cargos, de concursos realizados no período de 2010 a 2019. A fim de responder às questões de pesquisa vinculadas à frente linguística, (i) realizamos um mapeamento acerca da distribuição quantitativa dos conteúdos, considerando os níveis de análise linguístico gramatical (fonético-fonológico, morfossintático, semântico e textual) e das abordagens (tradicional e sociodiscursiva) observados nos programas de estudo e nas questões objetivas; (ii) estabelecemos relações de continuidades e descontinuidades, convergências e divergências, entre as categorias de análise; e (iii) observamos o atravessamento das diferentes tradições de pesquisa nos programas de estudo e nas questões objetivas. Já com o propósito de responder às questões vinculadas à frente sociopolítica, (iv) buscamos compreender a atual configuração dos concursos públicos a partir do levantamento de elementos de natureza externa aos certames e (v) discutimos o (não) atendimento do concurso público como instrumento efetivamente democrático e isonômico. Os resultados da frente linguística atestam (i) a preferência na exploração do nível morfossintático da língua e (ii) a predominância da abordagem tradicional nas provas de língua portuguesa de níveis de escolaridade superior e médio. Esses achados ratificam a produtividade da exploração da língua na dimensão morfossintática e a tendência normativa que direciona para a valorização de um padrão gramatical idealizado. A análise referente à frente sociopolítica desvela o concurso público como uma ferramenta pouco democrática na seleção de candidatos, em razão, notadamente, da sua constituição como um mecanismo social de política linguística – ao alimentar crenças sobre a língua, projetar ideologias linguísticas excessivamente normativas, deslegitimar as variedades linguísticas do português brasileiro e eleger um perfil social para ocupação dos cargos públicos. Com estas constatações, ratificamos a tese defendida e apontamos a necessidade de (i) desenvolvermos uma consciência coletiva sobre a normatividade; (ii) discutirmos as relações de poder e as implicações sociais do domínio da norma-padrão; (iii) pensarmos um ensino de língua portuguesa que contemple os objetivos propostos para o ensino de língua (a heterogeneidade da língua, a sistematicidade gramatical, a interatividade que constitui e modela os usos linguísticos), como atenção ao domínio da norma empregada em situações sociais; e (iv) pensarmos estratégias de tratamento da língua em concursos públicos mais justas e condizentes com as atribuições dos cargos.
Abstract: This thesis investigates the linguistic-grammatical knowledge in tests of public tenders held at national level, in the interstice of a decade. From a theoretical-methodological point of view, the research is primarily located in Applied Linguistics, in its transdisciplinary and applied social perspective (Cavalcanti, 1986; Moita Lopes, 1996, 2006, 2013; Celani, 1998), and, secondarily, in the fields of Linguistic Policy (Cooper, 1989; Schiffman, 2006; Spolsky, 2009; Shohamy, 2006, 2009) and Historiography of Linguistics (Koerner, 1996; Swiggers, 1990, 2013). We start from the perception of a different scenario for treatmenting of linguistic grammatical knowledge in public exams vs. teaching context, from which we raise elements to defend the thesis that public exams have not fulfilled their purpose as an isonomic and democratic instrument in selecting candidates for public office. The research is guided by a linguistic bias, in which categories' levels of language analysis and approach are observed; and by a sociopolitical bias, in which the public tender is evaluated as an effectively democratic instrument in the selection of candidates. For the analysis, 118 study programs presented in the calls for tenders and 1962 objective questions contained in written tests of higher and middle level competitions, for various positions, of tenders held in the period from 2010 to 2019 were selected. In order to answer the research questions linked to the linguistic front, (i) we mapped the quantitative distribution of the contents, considering the levels of linguistic-grammatical analysis (phonetic-phonological, morphosyntactic, semantic and textual) and the approaches (traditional and sociodiscursive) observed in the study programs and in the objective questions; (ii) we established relationships of continuities and discontinuities, convergences and divergences, between the categories of analysis; and (iii) we observed the crossing of the different research traditions in the study programs and in the objective questions. In order to answer the questions related to the socio-political front, (iv) we sought to understand the current configuration of public tenders from the survey of elements of an external nature to the contests and (v) we have discussed the (non-) attendance of the public tender as an effectively democratic and isonomic instrument. The results of the linguistic front attest to (i) the preference in the exploration of language's morphosyntactic level and (ii) predominance of the traditional approach in portuguese language tests of public competitions of higher and secondary education levels. These findings confirm the productivity of language exploration in the morphosyntactic dimension and normative tendency that leads to valorization of an idealized grammatical pattern. Analysis regarding the socio-political front reveals the public tender as a not so democratic tool in selecting candidates, due, notably, to its constitution as a social mechanism of linguistic policy – by fostering beliefs about language, projecting excessively normative linguistic ideologies, delegitimizing linguistic varieties of brazilian portuguese and electing a social profile to occupy public positions. With these findings, we ratify the thesis defended and point out the need to (i) develop a collective consciousness about normativity; (ii) discuss the power relations and social implications of the standard norm domain; (iii) think of a portuguese language teaching that contemplates the proposed objectives for language teaching (the heterogeneity of the language, the grammatical systematics, the interactivity that constitutes and models linguistic uses), as attention to the norm domain used in social situations; and (iv) think of language treatment strategies in public competitions that are fairer and more consistent with the duties of the positions.
RESUMEN. Esta tesis investiga los conocimientos lingüístico-gramaticales en pruebas de concursos públicos realizados a nivel nacional en el transcurso de una década. Desde el punto de vista teórico-metodológico, la investigación se sitúa primordialmente en la Lingüística Aplicada desde una perspectiva transdisciplinar y social aplicada (Cavalcanti 1986; Moita Lopes 1996, 2006, 2013; Celani 1998) y secundariamente en los campos de la Política Lingüística (Cooper 1989; Schiffman 2006; Spolsky 2009; Shohamy 2006, 2009) y de la Historiografía de la Lingüística (Koerner 1996; Swiggers 1990, 2013). Partimos de la percepción de un escenario distinto para el tratamiento de los conocimientos lingüístico-gramaticales en pruebas de concursos públicos vs. contexto de enseñanza, a partir del cual recopilamos elementos para defender la tesis de que los concursos públicos no han cumplido su propósito como instrumento isonómico y democrático en la selección de candidatos para ocupar cargos públicos. La investigación está guiada por un enfoque lingüístico en el que se observan las categorías de niveles de análisis lingüístico-gramatical y enfoque; y por un enfoque sociopolítico en el que se busca evaluar el concurso público como un instrumento efectivamente democrático en la selección de candidatos. Para el análisis se seleccionaron 118 programas de estudio presentados en convocatorias de concursos y 1962 preguntas objetivas incluidas en pruebas escritas de certámenes de nivel superior y medio para diversos cargos en concursos realizados en el período de 2010 a 2019. Con el fin de responder a las preguntas de investigación vinculadas al frente lingüístico: (i) realizamos un mapeo acerca de la distribución cuantitativa de los contenidos considerando los niveles de análisis lingüístico-gramaticales (fonético-fonológico, morfosintáctico, semántico y textual) y de los enfoques (tradicional y sociodiscursivo) observados en los programas de estudio y en las preguntas objetivas; (ii) establecimos relaciones de continuidades y discontinuidades, convergencias y divergencias entre las categorías de análisis; y (iii) observamos la influencia de las diferentes tradiciones de investigación en los programas de estudio y en las preguntas objetivas. Con el propósito de responder a las preguntas vinculadas al frente sociopolítico: (iv) buscamos comprender la configuración actual de los concursos públicos a partir de la recopilación de elementos de naturaleza externa a los certámenes y (v) discutimos el (no) cumplimiento del concurso público como instrumento efectivamente democrático e isonómico. Los resultados del frente lingüístico atestiguan: (i) la preferencia en la exploración del nivel morfosintáctico de la lengua y (ii) la predominancia del enfoque tradicional en las pruebas de lengua portuguesa de niveles de escolaridad superior y medio. Estos hallazgos ratifican la productividad de la exploración de la lengua en la dimensión morfosintáctica y la tendencia normativa que dirige hacia la valorización de un patrón gramatical idealizado. El análisis referente al frente sociopolítico revela el concurso público como una herramienta poco democrática en la selección de candidatos debido, notablemente, a su constitución como un mecanismo social de política lingüística – al alimentar creencias sobre la lengua, proyectar ideologías lingüísticas excesivamente normativas, deslegitimar las variedades lingüísticas del portugués brasileño y elegir un perfil social para la ocupación de los cargos públicos. Con estas constataciones, ratificamos la tesis defendida y señalamos la necesidad de: (i) desarrollar una conciencia colectiva sobre la normatividad; (ii) discutir las relaciones de poder y las implicaciones sociales del dominio de la norma-patrón; (iii) pensar en una enseñanza de lengua portuguesa que contemple los objetivos propuestos para la enseñanza de la lengua (la heterogeneidad de la lengua, la sistematicidad gramatical, la interactividad que constituye y modela los usos lingüísticos) con atención al dominio de la norma empleada en situaciones sociales; y (iv) pensar en estrategias de tratamiento de la lengua en concursos públicos más justas y acordes con las atribuciones de los cargos.
Palavras-chave: Linguística aplicada
Concurso público
Gramática tradicional
Tradição sociodiscursiva
Política linguística
Applied linguistics
Public tender
Traditional grammar
Sociodiscursive tradition
Linguistic policy
Tradición sociodiscursiva
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32401
Data do documento: 5-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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