Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32408
Tipo: Tese
Título: Cristo in concert : as inter-relações entre a música gospel e as vivências religiosas dos consumidores evangélicos no Brasil
Autor(es): Costa, Máximo José da
Primeiro Orientador: Messina, Marcello
Resumo: Fenômenos que envolvem os âmbitos da religião e da música estão cada vez mais presentes nos debates acadêmicos/científicos. Nessa direção, me propus a discutir a questão problema que norteou os postulados desta tese: Quais as relações de poder exercidas pela música gospel em seus consumidores evangélicos brasileiros? Como principais pressupostos teóricos, foram tomados como base alguns dos conceitos externados por Max Weber em sua obra A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (Weber, 2004). A obra weberiana é utilizada como análise empírica comparativa entre o protestante do passado com o evangélico de hoje, para poder inter-relacionar, assim, os seus conceitos com as teorias críticas que envolvem os âmbitos da Indústria cultural (Adorno,1971), da mesma maneira, os processos de consumo gerados pela música gospel atualmente no Brasil. O consumo religioso assume múltiplas dimensões, em um sistema abstrato e integrado, que incorpora diretamente a adoração evangélica atual, e está também vinculado às experiências subjetivas entre os objetos culturais, seus produtores e os consumidores. De tal forma, o objetivo geral da pesquisa se concentra em compreender as principais relações de poder exercidas entre a música gospel e seus consumidores evangélicos no Brasil através de ambientes virtuais. A presente tese se configura como um relatório de pesquisa; e como procedimento metodológico, foi utilizado dados oriundos da internet. O fenômeno religioso-musical de interesse desta pesquisa compreende sujeitos múltiplos, em condições socioeconômicas diversas, mas que se restringe a uma parcela de fé da religiosidade brasileira, autodenominada como grupo evangélico. Os campos empíricos da pesquisa constituem-se em três igrejas diferentes, com cunhos doutrinários distintos: Igreja Batista, Igreja Assembleia De Deus e Igreja Internacional da Graça de Deus, em que foram observados cultos on-line desde o início da pandemia ocasionada pela SARS-CoV-2; também foram observadas as redes sociais de alguns cantores evangélicos brasileiros entre os mais relevantes à época; a propósito, foi realizada uma análise de discurso em entrevista publicada no YouTube com uma cantora evangélica brasileira; e por fim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 3 fiéis evangélicos, em suas diferentes denominações. Em linhas gerais, a música gospel no Brasil vai para além de um estilo musical qualquer, se configura, também, como um organismo vivo, que movimenta grupos sociais e econômicos, criando uma cultura híbrida na sociedade brasileira. Ao mesmo tempo que a música gospel é um aparato religioso, é também uma ferramenta mercadológica, que têm influenciado os evangélicos em seus modos de ser e estar no mundo, repercutindo, inclusive, em aspectos políticos.
Abstract: Phenomena involving the areas of religion and music are increasingly present in academic/scientific debates. In this sense, I set out to discuss the problem question that guided the postulates of this thesis: What are the power relations exerted by gospel music on its Brazilian evangelical consumers? As main theoretical assumptions, some of the concepts expressed by Max Weber in his work The Protestant Ethic and the Spirit of Capitalism (Weber, 2004) were taken as a basis. Weber's work is used as a comparative empirical analysis between the Protestant of the past and the evangelical of today, in order to be able to inter-relate his concepts with critical theories that involve the areas of the cultural industry (Adorno, 1971), of the same In this way, the consumption processes generated by gospel music currently in Brazil. Religious consumption takes on multiple dimensions, in an abstract and integrated system, which directly incorporates current evangelical worship, and is also linked to subjective experiences between cultural objects, their producers and consumers. Therefore, the general objective of the research focuses on understanding the main power relations exercised between gospel music and its evangelical consumers in Brazil through virtual environments. This thesis is configured as a research report; and as methodological procedures, data from the internet were used. The religious-musical phenomenon of interest in this research comprises multiple subjects, in different socioeconomic conditions, but which is restricted to a portion of Brazilian religious faith, self-identified as an evangelical group. The empirical fields of research consist of three different churches, with different doctrinal characteristics: Baptist Church, Assembly of God Church and International Church of the Grace of God, in which online services have been observed since the beginning of the pandemic caused by SARS-CoV-2; the social networks of some Brazilian evangelical singers were also observed, among the most relevant at the time; By the way, a discourse analysis was carried out in an interview published on YouTube with a Brazilian evangelical singer; Finally, semi-structured interviews were carried out with 3 evangelical believers, in their different denominations. In general terms, gospel music in Brazil goes beyond any musical style, it is also configured as a living organism, which moves social and economic groups, creating a hybrid culture in Brazilian society. At the same time that gospel music is a religious apparatus, it is also a marketing tool, which has influenced evangelicals in their ways of being in the world, even having repercussions on political aspects.
Palavras-chave: Religião
Ética protestante
Indústria cultural
Música gospel
Consumo
Religion
Protestant ethics
Cultural industry
Gospel music
Consumption
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32408
Data do documento: 14-Jun-2024
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MáximoJoséDaCosta_Tese.pdf9,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons