Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32428
Tipo: Tese
Título: Corações em pedras: configurações criativas e identitárias do/a educador/a emocional na cidade de Queimadas-PB
Autor(es): Lima, Maria das Graças de
Primeiro Orientador: Silva, Severino Bezerra da
Primeiro Coorientador: Gonsalves, Elisa Pereira
Resumo: Tese de doutorado realizada na linha de educação popular do programa de educação da universidade federal da Paraíba. A tese estudou as circunstâncias em que o exercício docente e as práticas formativas e colaborativas realizadas no contexto da Secretaria de Educação da Cidade de Queimadas-PB, viabilizam a construção da identidade do/a professor/a de educação emocional e os processos criativos emergentes no desenvolvimento das competências socioemocionais necessárias para tal função. Parte do pressuposto de que o mundo do trabalho é um importante espaço formativo à medida que possibilita um aprendizado realizado na e pela imersão de práticas e reflexões cotidianas escolares e que a formação continuada permite a emergência de processos criativos e identitários inovadores no que se refere à Educação Emocional. A dimensão teórica da pesquisa e que alicerça as bases da investigação está estruturada, fundamentalmente, na Teoria de Rolando Toro acerca da construção dos processos identitários. A dimensão metodológica está organizada a partir do estudo de caso, que se desenvolve em torno de um grupo de professores que possuem a responsabilidade de ministrar a disciplina de Educação Emocional na rede municipal de ensino da cidade de Queimadas-PB. Além de entrevistas semiestruturadas, foi utilizado o espaço virtual do dispositivo móvel - de forma específica o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp - como uma estratégia informacional, posto que, o grupo de docentes integra este espaço virtual trocando ideias e experiências. Concluiu-se que a identidade docente do Educador Emocional se constitui individual e coletivamente a partir de um conjunto de conhecimento, experiência e valores compartilhados. Os resultados da tese permitiram afirmar que a criação dos processos identitários dos educadores e educadoras emocional são constituídos por elementos como vivência, ambiente enriquecido, motivação, imaginação e atitude crítica.
Abstract: Doctoral thesis carried out in the popular education line of the education program at the Federal University of Paraíba. The thesis studied the circumstances in which the teaching profession and the formative and collaborative practices carried out in the context of the Department of Education in the city of Queimadas-PB, enable the construction of the identity of the emotional education teacher and the creative processes that emerge in the development of the socio-emotional competencies necessary for this role. It is based on the assumption that the world of work is an important formative space as it enables learning to take place in and through immersion in everyday school practices and reflections, and that continuing education allows innovative creative and identity processes to emerge in relation to Emotional Education. The theoretical dimension of the research is fundamentally based on Rolando Toro's theory on the construction of identity processes. The methodological dimension is organized around a case study, which involves a group of teachers who are responsible for teaching Emotional Education in the municipal school system in the city of Queimadas-PB. In addition to semi-structured interviews, the virtual space of the mobile device - specifically the WhatsApp instant messaging application - was used as an information strategy, since the group of teachers is part of this virtual space, exchanging ideas and experiences. It was concluded that the teaching identity of the Emotional Educator is constituted individually and collectively from a set of shared knowledge, experience and values. The results of the thesis allowed us to affirm that the creation of the identity processes of emotional educators is made up of elements such as experience, an enriched environment, motivation, imagination and a critical attitude.
RESUMEN. Tesis de doctorado realizada en la línea de educación popular del programa de educación de la Universidad Federal de Paraíba. La tesis estudió las circunstancias en que la práctica docente y las prácticas formativas y colaborativas realizadas en el contexto del Departamento de Educación de la ciudad de Queimadas-PB, posibilitan la construcción de la identidad del profesor de educación emocional y los procesos creativos que emergen en el desarrollo de las competencias socioemocionales necesarias para este rol. Se parte de la premisa de que el mundo del trabajo es un espacio formativo importante, ya que permite que el aprendizaje se produzca en y a través de la inmersión en las prácticas y reflexiones escolares cotidianas, y que la formación continua permite que surjan procesos creativos e identitarios innovadores en relación con la Educación Emocional. La dimensión teórica de la investigación se estructura fundamentalmente en la teoría de Rolando Toro sobre la construcción de los procesos identitarios. La dimensión metodológica se organiza en torno a un estudio de caso de un grupo de profesores responsables de la enseñanza de la Educación Emocional en el sistema escolar municipal de la ciudad de Queimadas-PB. Además de entrevistas semiestructuradas, se utilizó el espacio virtual del dispositivo móvil - específicamente la aplicación de mensajería instantánea WhatsApp - como estrategia de información, ya que el grupo de profesores forma parte de este espacio virtual, intercambiando ideas y experiencias. Se concluyó que la identidad docente del Educador Emocional se constituye individual y colectivamente a partir de un conjunto de conocimientos, experiencias y valores compartidos. Los resultados de la tesis permitieron afirmar que la creación de los procesos identitarios de los educadores emocionales se compone de elementos como la experiencia, el ambiente enriquecido, la motivación, la imaginación y la actitud crítica.
Palavras-chave: Educação popular
Prática docente - Queimadas (PB)
Educação emocional
Identidade docente
Criatividade
Popular education
Teaching practice - Queimadas (PB)
Emotional education
Creativity
Educación popular
Educación emocional
Creatividad
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32428
Data do documento: 20-Dez-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaDasGraçasDeLima_Tese.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons