Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32428
Tipo: | Tese |
Título: | Corações em pedras: configurações criativas e identitárias do/a educador/a emocional na cidade de Queimadas-PB |
Autor(es): | Lima, Maria das Graças de |
Primeiro Orientador: | Silva, Severino Bezerra da |
Primeiro Coorientador: | Gonsalves, Elisa Pereira |
Resumo: | Tese de doutorado realizada na linha de educação popular do programa de educação da universidade federal da Paraíba. A tese estudou as circunstâncias em que o exercício docente e as práticas formativas e colaborativas realizadas no contexto da Secretaria de Educação da Cidade de Queimadas-PB, viabilizam a construção da identidade do/a professor/a de educação emocional e os processos criativos emergentes no desenvolvimento das competências socioemocionais necessárias para tal função. Parte do pressuposto de que o mundo do trabalho é um importante espaço formativo à medida que possibilita um aprendizado realizado na e pela imersão de práticas e reflexões cotidianas escolares e que a formação continuada permite a emergência de processos criativos e identitários inovadores no que se refere à Educação Emocional. A dimensão teórica da pesquisa e que alicerça as bases da investigação está estruturada, fundamentalmente, na Teoria de Rolando Toro acerca da construção dos processos identitários. A dimensão metodológica está organizada a partir do estudo de caso, que se desenvolve em torno de um grupo de professores que possuem a responsabilidade de ministrar a disciplina de Educação Emocional na rede municipal de ensino da cidade de Queimadas-PB. Além de entrevistas semiestruturadas, foi utilizado o espaço virtual do dispositivo móvel - de forma específica o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp - como uma estratégia informacional, posto que, o grupo de docentes integra este espaço virtual trocando ideias e experiências. Concluiu-se que a identidade docente do Educador Emocional se constitui individual e coletivamente a partir de um conjunto de conhecimento, experiência e valores compartilhados. Os resultados da tese permitiram afirmar que a criação dos processos identitários dos educadores e educadoras emocional são constituídos por elementos como vivência, ambiente enriquecido, motivação, imaginação e atitude crítica. |
Abstract: | Doctoral thesis carried out in the popular education line of the education program at
the Federal University of Paraíba. The thesis studied the circumstances in which the
teaching profession and the formative and collaborative practices carried out in the
context of the Department of Education in the city of Queimadas-PB, enable the
construction of the identity of the emotional education teacher and the creative
processes that emerge in the development of the socio-emotional competencies
necessary for this role. It is based on the assumption that the world of work is an
important formative space as it enables learning to take place in and through immersion
in everyday school practices and reflections, and that continuing education allows
innovative creative and identity processes to emerge in relation to Emotional
Education. The theoretical dimension of the research is fundamentally based on
Rolando Toro's theory on the construction of identity processes. The methodological
dimension is organized around a case study, which involves a group of teachers who
are responsible for teaching Emotional Education in the municipal school system in the
city of Queimadas-PB. In addition to semi-structured interviews, the virtual space of the
mobile device - specifically the WhatsApp instant messaging application - was used as
an information strategy, since the group of teachers is part of this virtual space,
exchanging ideas and experiences. It was concluded that the teaching identity of the
Emotional Educator is constituted individually and collectively from a set of shared
knowledge, experience and values. The results of the thesis allowed us to affirm that
the creation of the identity processes of emotional educators is made up of elements
such as experience, an enriched environment, motivation, imagination and a critical
attitude. RESUMEN. Tesis de doctorado realizada en la línea de educación popular del programa de educación de la Universidad Federal de Paraíba. La tesis estudió las circunstancias en que la práctica docente y las prácticas formativas y colaborativas realizadas en el contexto del Departamento de Educación de la ciudad de Queimadas-PB, posibilitan la construcción de la identidad del profesor de educación emocional y los procesos creativos que emergen en el desarrollo de las competencias socioemocionales necesarias para este rol. Se parte de la premisa de que el mundo del trabajo es un espacio formativo importante, ya que permite que el aprendizaje se produzca en y a través de la inmersión en las prácticas y reflexiones escolares cotidianas, y que la formación continua permite que surjan procesos creativos e identitarios innovadores en relación con la Educación Emocional. La dimensión teórica de la investigación se estructura fundamentalmente en la teoría de Rolando Toro sobre la construcción de los procesos identitarios. La dimensión metodológica se organiza en torno a un estudio de caso de un grupo de profesores responsables de la enseñanza de la Educación Emocional en el sistema escolar municipal de la ciudad de Queimadas-PB. Además de entrevistas semiestructuradas, se utilizó el espacio virtual del dispositivo móvil - específicamente la aplicación de mensajería instantánea WhatsApp - como estrategia de información, ya que el grupo de profesores forma parte de este espacio virtual, intercambiando ideas y experiencias. Se concluyó que la identidad docente del Educador Emocional se constituye individual y colectivamente a partir de un conjunto de conocimientos, experiencias y valores compartidos. Los resultados de la tesis permitieron afirmar que la creación de los procesos identitarios de los educadores emocionales se compone de elementos como la experiencia, el ambiente enriquecido, la motivación, la imaginación y la actitud crítica. |
Palavras-chave: | Educação popular Prática docente - Queimadas (PB) Educação emocional Identidade docente Criatividade Popular education Teaching practice - Queimadas (PB) Emotional education Creativity Educación popular Educación emocional Creatividad |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32428 |
Data do documento: | 20-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariaDasGraçasDeLima_Tese.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons