Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3242
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Sandra Maria da-
dc.date.accessioned2017-12-18T14:31:42Z-
dc.date.available2017-06-13-
dc.date.available2017-12-18T14:31:42Z-
dc.date.issued2017-05-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3242-
dc.description.abstractThe present work has as objective to investigate the difficulties of the students in equations of 2nd grade with a unknown and 9th year of Elementary School. The research is qualitative in nature and, according to its objectives. It is characterized as an exploratory research. The data collection had the collaboration of 61 students of 9th grade of Elementary School and a teacher of Mathematics of a public school of the state education network. For data collection, the questionnaire was used as an instrument. The analysis of the difficulties of the students showed that the main difficulties presented by them are in the understanding of the statement of the questions, in the representation of the algebraic language, in the content domain of previous series. In relation to the analysis of the questionnaire of the teacher studied, it was evident that the difficulties lead and make possible for a self-assessment in the conduction of teaching and its methodology. Thus, the difficulties of the students provide and enable the teacher to understand the teaching-learning process can improve and re(structure) the way content is approached to reduce the difficulties of the students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-12-18T14:31:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) SMS13062017.pdf: 1526246 bytes, checksum: dc88a55516caf73fd21a57baadf25ce7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-18T14:31:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) SMS13062017.pdf: 1526246 bytes, checksum: dc88a55516caf73fd21a57baadf25ce7 (MD5) Previous issue date: 2017-05-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEquação - Matemáticapt_BR
dc.subjectEquations of the second degreept_BR
dc.subjectAlgebra - Difficultiespt_BR
dc.titleAs dificuldades da aprendizagem dos alunos em equações do 2° grau com uma incógnitapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Agnes Liliane Lima Soares de-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar as dificuldades dos alunos em equações do 2° graucom uma incógnita do 9° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa é de natureza qualitativa e, de acordo com seus objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória. O levantamento de dados contou com a colaboração de 61 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e um professor de Matemática de uma escola pública da rede estadual de ensino. Para coleta dos dados, utilizou-se como instrumento o questionário. A análise das dificuldades dos alunos mostrou que as principais dificuldades apresentadas por eles estão na compreensão do enunciado das questões, na representação da linguagem algébrica, no domínio de conteúdos de séries anteriores. Em relação análise do questionário do professor pesquisado, ficou notório que às dificuldades direcionam e possibilitam para uma autoavalição na condução do ensino e de sua metodologia.Desse modo, as dificuldades dos alunos proporcionam e possibilitamo professor a compreensão que no processo de ensinoaprendizado pode-se melhorar e re(estruturar) a forma como é abordado um conteúdo para diminuir as dificuldades dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SMS13062017.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons