Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32437
Tipo: TCC
Título: O gênero charge no livro didático de língua portuguesa: multimodalidade e diversidade cultural sob a perspectiva da pedagogia dos multiletramentos
Autor(es): Júnior, José Rafael Da Silva
Primeiro Orientador: Farias , Luana Francisleyde Pessoa de
Resumo: Atualmente, as pessoas são confrontadas com a necessidade de aprender novas maneiras de interpretar e compreender os diferentes textos gerados com o avanço das tecnologias digitais e a ampla disseminação de informações por meio das mídias. A interação entre palavras e imagens se torna cada vez mais frequente, o que torna fundamental o estudo dessas múltiplas modalidades de linguagem, ou semioses, que têm alterado a noção tradicional de texto. A utilização das charges no ensino proporciona oportunidades para desenvolver habilidades leitoras mais amplas e críticas, necessárias para lidar com as múltiplas formas de expressão e significação presentes nos textos contemporâneos. Dito isso, este estudo tem como objetivo geral: analisar como uma coleção de livro didático de língua portuguesa aborda o gênero charge tendo em vista os princípios da pedagogia dos Multiletramentos. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de natureza básica, com enfoque qualitativo, descritivo de caráter bibliográfico e documental e situada no paradigma interpretativista. O aporte teórico sobre multimodalidade e Multiletramentos está ancorado em Rojo (2012), Ribeiro (2003), Cazden et al. (2021), Kleiman (2007), Dionísio(2006). Acerca dos estudos da charge nos materiais didáticos, com destaque para o livro didático de Língua Portuguesa contribuem: Oliveira(2015), Souza (1986), Miani (2012), Flôres (2002), Juski e Link(2004), Silva (2023). Já em consonância com as demandas contemporâneas de uma educação para a diversidade cultural e a multimodalidade, mobilizamos os seguintes aportes teóricos neste trabalho: Bakhtin (2003), Cazden et al. (2021), Ribeiro (2003), Link e Juski (2004), Rojo(2012), Kleiman (2007), Dionísio(2006), Marcuschi (2008), Brasil (2018), dentre outros. Os dados foram gerados a partir da análise da coleção didática “Se liga na língua”, da Editora Moderna, elaborado por Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, abrangendo os volumes do 6º ao 9º ano. As análises dos dados permitiram evidenciar a presença das charges nos volumes do 7º ao 9º ano e analisar as atividades propostas, especialmente no que tange à aplicação da Pedagogia dos Multiletramentos. Isso ressalta a importância de que os professores não se restrinjam apenas aos conteúdos fornecidos pelo livro didático, mas sim busquem alternativas para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: Nowadays, people are faced with the need to learn new ways of interpreting and understanding the different texts generated by the advancement of digital technologies and the widespread dissemination of information through the media. The interaction between words and images is becoming increasingly frequent, which makes it essential to study these multiple modalities of language, or semiosis, which have changed the traditional notion of text. The use of cartoons in teaching provides opportunities to develop broader and more critical reading skills, necessary to deal with the multiple forms of expression and meaning present in contemporary texts. That said, this study has the general objective of analyzing how a collection of Portuguese language textbooks approaches the cartoon genre in light of the principles of the pedagogy of Multiliteracies. In this sense, a basic research was conducted, with a qualitative, descriptive focus of a bibliographic and documentary nature and situated within the interpretivist paradigm. The theoretical contribution on multimodality and multiliteracies is anchored in Rojo (2012), Ribeiro (2003), Cazden et al. (2021), Kleiman (2007), Dionísio (2006). Regarding the studies of cartoons in teaching materials, with emphasis on Portuguese language textbooks, the following contribute: Oliveira (2015), Souza (1986), Miani (2012), Flôres (2002), Juski and Link (2004), Silva (2023). In line with the contemporary demands of education for cultural diversity and multimodality, we mobilize the following theoretical contributions in this work: Bakhtin (2003), Cazden et al. (2021), Ribeiro (2003), Link and Juski (2004), Rojo (2012), Kleiman (2007), Dionísio (2006), Marcuschi (2008), Brasil (2018), among others. The data were generated from the analysis of the didactic collection “Se liga na língua” (Se liga na língua), published by Editora Moderna, prepared by Wilton Ormundo and Cristiane Siniscalchi, covering the volumes from the 6th to the 9th grade. The data analysis allowed us to highlight the presence of cartoons in the volumes from the 7th to the 9th grade and gaps in the proposed activities, especially regarding the application of the Pedagogy of Multiliteracies. This highlights the importance of teachers not restricting themselves to the content provided by the textbook, but rather seeking alternatives to enrich the teaching-learning process.
Palavras-chave: Multimodalidade
Multiletramentos
Livro didático
Charge
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32437
Data do documento: 23-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséRafaeldaSilvaJúnior_TCC.pdfTCC1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JoséRafaeldaSilvaJúnior_TERMO.pdfTERMO88,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons