Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32445
Tipo: TCC
Título: O ensino de espanhol na pandemia: uma experiência com alunos do ensino médio
Autor(es): Lima, Maria das Dôres da Silva
Primeiro Orientador: Martorelli, Ana Berenice Peres
Resumo: Neste trabalho investigamos a ressignificação na educação causada pelo Covid 19 no mundo inteiro. Por motivo da pandemia a Ecit Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello (Escola Cidadã Técnica integral)muitos alunos tiveram as aulas suspensas desde 17 de março na cidade de Alagoa Grande – PB. A escola passou por transformação no calendário escolar, várias reuniões foram realizada gestor, professores, funcionários e alunos. Houve alteração no calendário e o ensino - aprendizado está sendo adaptado com Eixos Norteadores nas disciplinas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) E a região de ensino necessitou do PEC (o Programa Estratégico Curricular) para o gestor. Ele fez adaptação no programa Estratégico de acordo com a realidade da escola. Depois enviam para os professores os quais são orientados a realizarem o seu PE (Programa Estratégico). E ministrar as aulas remotas através da ferramenta Meet onde as atividades são postas na plataforma e impressas para os alunos que consequentemente trouxe alguns prejuízos, já que alguns deles não tiveram acesso internet para o acompanhamento das aulas remotas.Com a pandemia muitos professores foram obrigados a aprender ensinar on-line por meios de vídeos, slides, e-mails e os meios tecnológicos. A casa passou a ser sala de aula. Ea dificuldade na disciplina de Língua Espanhola, três turmas de 1º ano médio na escola Ecit Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello. Atualmente a dificuldade foi transformada em perspectivas para que o ensino aprendizado aconteça de melhor maneira possível. O trabalho foi dividido em dois capítulos: Formação Continuada – novos caminhos e Relato de Experiência – Ressignificando a sala de aula.
Abstract: En este trabajo investigamos el replanteamiento en educación causado por Covid 19 en todo el mundo. Debido a la pandemia, Ecit Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello (Escuela Técnica Integral Ciudadana), muchos estudiantes tuvieron sus clases suspendidas desde el 17 de marzo en la ciudad de Alagoa Grande - PB. La escuela sufrió una transformación en el calendario escolar, se llevaron a cabo varias reuniones con el gerente, maestros, personal y estudiantes. Hubo un cambio en el calendario y se está adaptando la enseñanza - aprendizaje con Ejes Rectores en las disciplinas del BNCC (Base Curricular Común Nacional). Adaptó el programa Estratégico según la realidad de la escuela. Luego lo envían a los profesores que son instruidos para realizar su PE (Programa Estratégico). E impartir clases remotas a través de la herramienta Meet donde las actividades se publican en la plataforma e imprimen para los estudiantes, lo que en consecuencia trajo algunas pérdidas, ya que algunos de ellos no tenían acceso a internet para monitorear las clases remotas. Con la pandemia muchos docentes se vieron obligados a aprender a enseñar en línea a través de videos, diapositivas, correos electrónicos y medios tecnológicos. La casa se convirtió en un aula. Y la dificultad en la disciplina del idioma español, tres clases de 1er grado en la escuela Ecit Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello. Actualmente la dificultad se ha transformado en perspectivas para que la enseñanza y el aprendizaje ocurra de la mejor manera posible. El trabajo se dividió en dos capítulos: Educación Continuada - Nuevos caminos e Informe de Experiencia - Redefiniendo el aula.
Palavras-chave: Escola
Professores
Alunos
Aula remota emergencial
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32445
Data do documento: 25-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2- MariadasDôresdaSilva Lima _TCC.pdfTCC1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2- MariadasDôresdaSilvaLima_TERMO.pdfTERMO358,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons