Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32450
Tipo: Dissertação
Título: Estoques de Carbono em Organossolos sob Manguezal no Rio Mamanguape - PB
Autor(es): Soares, Bruno Souza
Primeiro Orientador: Beirigo, Raphael Moreira
Primeiro Coorientador: Ferreira, Tiago Osório
Resumo: Um dos principais serviços ecossistêmicos dos solos de manguezais são o sequestro e estoque de carbono azul, no qual tem o papel valioso para a preservação ambiental e na mitigação das mudanças climáticas. O termo carbono azul é denominado a ambientes que têm a capacidade de armazenar elevadas quantidade de carbono, quando comparado, a ecossistemas terrestres, encontrados especialmente em manguezais. Dessa forma este estudo tem como objetivo quantificar a matéria orgânica (MOS), carbono orgânico (Corg), carbono inorgânico (CIS) e os estoques de carbono orgânico (ECorg) em solos de mangue. Foram estudadas três áreas de manguezais da Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra do rio Mamanguape em Rio Tinto – PB com vegetação de mangue vivo, transição (vegetação morrendo) e com o mangue morto, e os solos são da classe dos Organossolos Tiomórfico Sáprico. Os teores de MOS e CIS foram determinados pelo método de incineração na mufla e o Corg foi determinado por combustão via úmida. A partir do somatório do CIS e Corg foram calculados os ECorg para as três áreas. Houve redução de todos os atributos na área do mangue morto quando comparado com as áreas de transição e mangue vivo. O mangue morto apresentou os seguintes valores médios, MOS 189,34 g kg‍1; CIS 2,95 g kg ́1; Corg 109,8 g kg1, e o total de ECorg foi 716,47 Mg ha1. Na área de transição, os valores foram inferiores a área de mangue vivo e os valores médios foram MOS 187,36 g kg-1; CIS 2,81 g kg1; Corg 108,67 g kg1 e o total de ECorg foi 923,14 Mg ha1. Enquanto o mangue vivo apresentou os maiores valores, e os valores médios estão da seguinte forma MOS 264,87 g kg1; CIS 6,03 g kg1; Corg 153,62 g kg1, e o total de ECorg foi 966,0 Mg ha1. Estes resultados evidenciam a importância da manutenção e conservação dos ecossistemas de manguezais no que diz respeito a prestação dos serviços ecossistêmicos de sequestro e estoque de carbono orgânico, pois os manguezais são grandes sumidouros de carbono azul. Por isso, deve-se haver políticas públicas de preservação dessas áreas.
Abstract: Um dos principais serviços ecossistêmicos dos solos de manguezais são o sequestro e estoque de carbono azul, no qual tem o papel valioso para a preservação ambiental e na mitigação das mudanças climáticas. O termo carbono azul é denominado a ambientes que têm a capacidade de armazenar elevadas quantidade de carbono, quando comparado, a ecossistemas terrestres, encontrados especialmente em manguezais. Dessa forma este estudo tem como objetivo quantificar a matéria orgânica (MOS), carbono orgânico (Corg), carbono inorgânico (CIS) e os estoques de carbono orgânico (ECorg) em solos de mangue. Foram estudadas três áreas de manguezais da Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra do rio Mamanguape em Rio Tinto – PB com vegetação de mangue vivo, transição (vegetação morrendo) e com o mangue morto, e os solos são da classe dos Organossolos Tiomórfico Sáprico. Os teores de MOS e CIS foram determinados pelo método de incineração na mufla e o Corg foi determinado por combustão via úmida. A partir do somatório do CIS e Corg foram calculados os ECorg para as três áreas. Houve redução de todos os atributos na área do mangue morto quando comparado com as áreas de transição e mangue vivo. O mangue morto apresentou os seguintes valores médios, MOS 189,34 g kg‍1; CIS 2,95 g kg ́1; Corg 109,8 g kg1, e o total de ECorg foi 716,47 Mg ha1. Na área de transição, os valores foram inferiores a área de mangue vivo e os valores médios foram MOS 187,36 g kg-1; CIS 2,81 g kg1; Corg 108,67 g kg1 e o total de ECorg foi 923,14 Mg ha1. Enquanto o mangue vivo apresentou os maiores valores, e os valores médios estão da seguinte forma MOS 264,87 g kg1; CIS 6,03 g kg1; Corg 153,62 g kg1, e o total de ECorg foi 966,0 Mg ha1. Estes resultados evidenciam a importância da manutenção e conservação dos ecossistemas de manguezais no que diz respeito a prestação dos serviços ecossistêmicos de sequestro e estoque de carbono orgânico, pois os manguezais são grandes sumidouros de carbono azul. Por isso, deve-se haver políticas públicas de preservação dessas áreas.
Palavras-chave: conservação ambiental
áreas úmidas
serviços ecossistêmicos
sequestro de carbono
carbono azul
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Solos e Engenharia Rural
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32450
Data do documento: 29-Ago-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Agrárias (CCA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunoSouzaSoares_Dissert.pdf16,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.