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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32451
Tipo: | TCC |
Título: | Ensino de Língua Espanhola: uma análise da formação dos professores do ensino médio do município de Bananeiras-PB |
Autor(es): | Silva, Márcio Alison Santos da |
Primeiro Orientador: | Cuello, Ruth Marcela Bown |
Resumo: | É necessário que se pense a formação de professores de Língua Espanhola (LE) das escolas de Ensino Médio em geral como uma das questões mais importantes na esfera educacional. Dessa forma, o presente trabalho intitulado: “ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: Uma análise da formação dos professores do Ensino Médio do município de Bananeiras-PB” trata sobre a temática da formação de professores (as) do Ensino Médio com relação ao ensino de Espanhol. Sabendo que não é suficiente apontar possíveis falhas na formação destes profissionais ou propor novas metodologias de ensino, é que esta pesquisa objetiva conhecer o perfil dos professores que ensinam a disciplina de Língua Espanhola nas escolas de Ensino Médio do município de Bananeiras-PB. Além do mais, queríamos saber como ocorreu o processo de formação destes professores e suas respectivas cargas horárias de trabalho. Assim sendo, este trabalho encontra respaldo teórico em autores (as) como: Alves (2016), Da Silva Paulino (2022), Daher e Sant’anna (2010), Guimarães (2022), Oliveira (2019), entre outros. A metodologia pautou-se por uma abordagem quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados, um questionário semiestruturado. Para a construção dos dados, foram aplicados os questionários aos 3 professores (as) de Espanhol do Ensino Médio que atuam nas escolas públicas estaduais e privada do município de Bananeiras- PB. A análise dos dados obtidos revelou que os (as) professoressujeitos de nossa pesquisa não possuem formação universitária (graduação) para lecionar o Espanhol nas escolas onde atuam, contudo possuem um conhecimento técnico do Espanhol, que sabemos que não é suficiente para o exercício da docência na disciplina. Apesar do esforço e de todo o empenho realizado pelos sujeitos de nossa pesquisa durante o processo de ensino e aprendizagem, a contratação de professores sem título no município supracitado não se justifica, pois mesmo que o ensino de Espanhol não seja obrigatório em todo o país, ele é obrigatório no Estado da Paraíba, e mesmo que não fosse obrigatório no Estado, também não se justifica contratar professor sem título, pois existem muitos profissionais formados na área de licenciatura em língua espanhola, prontos, esperando para atuar como tais nas escolas. |
Abstract: | Es necesario que se piense la formación de profesores de Lengua Española (LE) de las escuelas de Enseñanza Media en general como una de las cuestiones más importantes en la esfera educativa. De esta forma, el presente trabajo titulado: "ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: Uma análise da formação de profesores do Ensino Médio do município de Bananeiras-PB" trata sobre la temática de la formación de profesores (as) de Enseñanza Media con relación a la enseñanza de español. Sabiendo que no es suficiente señalar posibles fallas en la formación de estos profesionales o proponer nuevas metodologías de enseñanza, es que esta investigación objetiva conocer el perfil de los profesores que enseñan la asignatura de Lengua Española en las escuelas de Enseñanza Media del municipio de Bananeras-PB. Además, queremos saber cómo ha sido el proceso de formación de estos profesores y sus respectivas cargas horarias de trabajo. Así, este trabajo encuentra respaldo teórico en autores (as) como: Alves (2016), Da Silva Paulino (2022), Daher y Sant'anna (2010), Guimarães (2022), Oliveira (2019), entre otros. La metodología se basó en un enfoque cuantitativo, teniendo como instrumento de recolección de datos, un cuestionario semiestructurado. Para la construcción de los datos, fueron aplicados los cuestionarios a los 3 profesores (as) de Español de Enseñanza Media que actúan en las escuelas públicas estaduales y privada del municipio de Bananeiras- PB. El análisis de los datos obtenidos reveló que los (as) profesores-sujetos de nuestra investigación no poseen formación universitaria (graduación) para enseñar español en las escuelas donde actúan, sin embargo, poseen un conocimiento técnico de español, que sabemos que no es suficiente para el ejercicio de la docencia en la asignatura. A pesar del esfuerzo y de todo el empeño realizado por los sujetos de nuestra investigación durante el proceso de enseñanza y aprendizaje, la contratación de profesores sin título en el municipio arriba citado no se justifica, pues, aunque la enseñanza de Español no sea obligatoria en todo el país, es obligatoria en el Estado de Paraíba, y aunque no fuera obligatorio en el Estado, tampoco se justifica contratar profesor sin título, porque hay muchos profesionales formados en el área de licenciatura en lengua española, listos, esperando para actuar como tales en las escuelas. |
Palavras-chave: | Formação de professores Ensino Médio Ensino de Espanhol |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32451 |
Data do documento: | 9-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
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