Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32452
Tipo: | TCC |
Título: | Variação linguística no ensino de língua espanhola: uma análise do livro didático Cercanía Joven |
Autor(es): | Sousa, Maria Wedigeane Gonçalo de |
Primeiro Orientador: | Martorelli , Ana Berenice Peres |
Resumo: | O ensino de Língua Espanhola precisa considerar diferentes elementos e aspectos do idioma para promover uma aprendizagem que faça sentido para o aluno, bem como o permita enxergar as manifestações do espanhol na mídia, na tecnologia e na sociedade. Nesta perspectiva, é importante para o professor promover um ensino que considera e trata das variações linguísticas em prol de uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, pois este favorece o reconhecimento e a valorização da diversidade do espanhol no mundo globalizado. Diante desta conjuntura, o presente trabalho busca investigar as contribuições do ensino de Língua Espanhola para a aprendizagem, considerando as variações linguísticas deste idioma. Através de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, visou evidenciar as concepções e princípios destas variações, bem como discutir os desafios e possibilidades envolvendo o ensino de LE. Além disso, busca analisar o tratamento das variações e diversidade da Língua Espanhola no livro didático “Cercanía Joven” com a finalidade de reconhecer as subjetividades desta obra e sua relevância para o ensino da disciplina. Em síntese, este trabalho consiste em um instrumento para a compreensão da realidade e visa contribuir com novos estudos envolvendo a temática, visto que esta é de grande relevância para a compreensão da importância do ensino congruente do espanhol no âmbito educacional contemporâneo, tecnológico e globalizado. |
Abstract: | La enseñanza del idioma español necesita considerar diferentes elementos y aspectos del idioma para promover un aprendizaje que tenga sentido para el estudiante, así como, de permitirle ver las manifestaciones del español en los medios, la tecnología y la sociedad. En esta perspectiva, es importante que el docente promueva una enseñanza que considere y aborde las variaciones lingüísticas en favor de un aprendizaje más significativo y contextualizado, pues ello favorece el reconocimiento y valoración de la diversidad del español en el mundo globalizado. Ante esta coyuntura, el presente trabajo busca indagar las contribuciones de la enseñanza del español al aprendizaje, considerando las variaciones lingüísticas de esta lengua. A través de una investigación bibliográfica cualitativa, tuvo como objetivo resaltar los conceptos y principios de estas variaciones, así como discutir los desafíos y posibilidades que involucran la enseñanza de LE. Además, busca analizar el tratamiento de las variaciones y diversidad de la lengua española en el libro de texto “Cercanía Joven” con el fin de reconocer las subjetividades de esta obra y su relevancia para la enseñanza de la disciplina. En suma, este trabajo constituye un instrumento para la comprensión de la realidad y pretende contribuir a nuevos estudios que involucren el tema, ya que este es de gran relevancia para comprender la importancia de la enseñanza congruente del español en el entorno educativo contemporáneo, tecnológico y globalizado. |
Palavras-chave: | Ensino Língua Espanhola Variação Diversidade |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32452 |
Data do documento: | 9-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
6- MariaWedigeaneGonçalodeSousa_TCC.pdf | TCC | 963,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
6- MariaWedigeaneGonçalodeSousaMARIA_TERMO.pdf | TERMO | 297,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons