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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32506
Tipo: | Dissertação |
Título: | Produção do cuidado em um centro de atenção psicossocial I do semiárido paraibano |
Autor(es): | Miranda, Lívia Maria Tavares |
Primeiro Orientador: | Costa, Filipe Ferreira da |
Resumo: | Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em suas diferentes modalidades, representam pontos de atenção estratégicos dentro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). São serviços de saúde abertos e comunitários, compostos por equipes multiprofissionais que adotam uma abordagem interdisciplinar. Eles priorizam o atendimento a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, bem como àquelas que enfrentam sofrimento ou transtornos mentais em geral. Os processos avaliativos adquiriram função política por meio da reformulação do modelo assistencial, servindo como instrumento de potencialização das práticas substitutivas ao modelo hospitalocêntrico. Dessa forma, a dissertação tem como objetivo geral analisar as práticas de cuidado e processo de trabalho no CAPS do município de Queimadas-PB, por meio de indicadores de avaliação e monitoramento. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, de abordagem quantitativa, em que se analisou o uso de 16 indicadores de monitoramento, avaliação e gestão do CAPS, subdivididos em oito temas: Atenção à Situação de Crise, Qualificação dos Atendimentos Grupais, Trabalho em Rede, Gestão do CAPS, Educação Permanente, Singularização da Atenção, Uso da Medicação e Atenção às Pessoas com Deficiência Intelectual, com um recorte temporal no ano de 2022. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, através do programa excel, com medidas de tendência central e de dispersão. Quanto ao atendimento às situações de crise, os resultados evidenciaram uma média de 40,9% de encaminhamentos de pacientes em crise. No tocante à atenção à família do paciente em crise, obtevese uma média de 41,5%. Percebeu-se ainda uma variação de 3,8% a 23,0% quanto à participação nos grupos de família. A qualificação dos atendimentos grupais, no primeiro trimestre, obteve um percentual de 25%; no segundo, 44,4%; no terceiro, 42,9%; e, no quarto trimestre, 50%. Quanto à formulação de projetos terapêuticos singulares, os resultados variaram de 13,1% a 17,5%. No que tange à revisão sistemática de projeto terapêutico singular na equipe, houve uma variação entre 2,7% a 12,9%. Acerca da quantidade de casos por referência profissional universitário, registrou-se uma variação entre 63 a 89 de casos por profissionais universitários. As porcentagens referentes ao projeto terapêutico singular compartilhado variaram entre 8,1% a 16,5%. Obteve-se ainda 18.388,8 horas por 100.000 habitantes quanto aos recursos humanos de nível superior. Acerca do investimento em ações de educação permanente, registrou-se uma média de 138 horas anuais, o que corresponde a 0,8%. Finalmente, quanto à questão da inserção de pessoas com deficiência intelectual em serviços residenciais terapêuticos, apresentou-se uma porcentagem de 75%. Conclui-se que a efetiva aplicação dos indicadores elaborados pode promover o fortalecimento da cultura avaliativa, aprimorando tanto os CAPS quanto os próprios instrumentos de avaliação. Mais do que permitir a comparação com distintas realidades, essa cultura avaliativa pode contribuir diretamente para a qualificação contínua dos serviços. |
Abstract: | The Psychosocial Care Centers (CAPS), in their different modalities, represent strategic points of attention within the Psychosocial Care Network (RAPS). These are open and community health services, made up of multidisciplinary teams that adopt an interdisciplinary approach. They prioritize care for people with serious and persistent mental disorders, as well as those facing suffering or mental disorders in general. The evaluation processes acquired a political function through the reformulation of the care model, serving as an instrument to enhance practices that replace the hospital-centric model. Thus, the dissertation's general objective is to analyze the care practices and work process in the CAPS in the city of Queimadas-PB, through evaluation and monitoring indicators. This is an evaluative research, with a quantitative approach, in which the use of 16 CAPS monitoring, evaluation and management indicators were analyzed, subdivided into eight themes: Attention to Crisis Situations, Qualification of Group Care, Networking, CAPS Management, Permanent Education, Singularization of Care, Use of Medication, Care for People with Intellectual Disabilities, with a time frame of 2022. The data were analyzed using descriptive statistics, using the Excel program, with measures of central tendency and dispersion. The results showed that in the first indicator Care for crisis situations, an average of 40.9% of referrals to patients in crisis was obtained, in the second indicator Care for the family of the patient in crisis, an average of 41.5% was obtained, in the third indicator points out Participation in family groups, ranging from 3.8% to 23.0%, the qualification of group services, in the first quarter the percentage was 25%, in the second 44.4%, in the third 42.9 % and in the fourth quarter 50%, in the Formulation of singular therapeutic projects, varied from 13.1% to 17.5%, the indicator Systematic Review of Singular Therapeutic Project in the team varied between 2.7% to 12.9%, the indicator Number of cases per university professional reference, varied between 63 and 89 cases per university professionals, the shared Singular Therapeutic Project indicator, varied between 8.1% and 16.5%, the indicator of higher education human resources, 18,388.8 hours were obtained per 100,000 inhabitants, the indicator of Investment in Permanent Education Actions, observing an average of 138 hours per year, which corresponds to 0.8%, the indicator Insertion of people with Intellectual Disabilities in Therapeutic Residential Services , presented an insertion of 75%. It is concluded that the effective application of the indicators developed can promote the strengthening of the evaluation culture, improving both the CAPS and the evaluation instruments themselves. More than allowing comparison with different realities, this evaluative culture can directly contribute to the continuous qualification of services. |
Palavras-chave: | Saúde mental Avaliação em saúde CAPS - Centro de Atenção Psicossocial Indicadores de saúde Mental health Health Assessment Psychosocial Care Center Health Indicators |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Medicina |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32506 |
Data do documento: | 21-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva |
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