Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32510
Tipo: | TCC |
Título: | Terras raras: uma proposta de sequência didática com enfoque CTSA para o ensino de química |
Autor(es): | Santana de Jesus, Ashley Andersson Santos |
Primeiro Orientador: | Weber, Karen Cacilda |
Resumo: | Este trabalho apresenta a elaboração e o desenvolvimento de uma Sequência Didática intitulada “Terras Raras: da subutilização à autonomia tecnológica”, com enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) para o ensino de Química. A abordagem CTSA, vertente do ensino contextualizado, integra a educação científica, tecnológica, social e ambiental, conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, a partir da problematização do subaproveitamento dos recursos brasileiros devido à falta de políticas estratégicas de gestão, foi possível introduzir o estudo das terras raras na Educação Básica. A Sequência Didática foi aplicada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, com 38 estudantes, em uma escola municipal de João Pessoa. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi dividida em três etapas: (I) elaboração da Sequência Didática; (II) desenvolvimento em sala de aula; e (III) análise dos dados e discussão dos resultados. Os dados foram coletados por meio de textos dissertativos escritos individualmente pelos estudantes ao final do percurso metodológico e analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Durante a sequência de ensino, os estudantes demonstraram autonomia no processo de aprendizagem. A análise das redações indicou conhecimento sobre os elementos terras raras e suas aplicações tecnológicas, além do desenvolvimento da capacidade de debater questões políticas, econômicas e sociais relacionadas ao tema. |
Abstract: | This work presents the development of a Didactic Sequence titled “Rare Earths: from Underutilization to Technological Autonomy,” with a CTSA focus (Science, Technology, Society, and Environment) for teaching Chemistry. The CTSA approach, this form of contextualized teaching, integrate scientific, technological, social, and environmental education, as outlined by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). By addressing the underutilization of Brazilian resources due to a lack of strategic management policies, it was possible to introduce the study of rare earth elements into Basic Education. The Didactic Sequence was implemented with a 9thgrade class of 38 students at a public school in João Pessoa. The qualitative research was conducted in three stages: (I) preparation of the Didactic Sequence, (II) classroom implementation, and (III) data analysis and discussion of the results. Data were collected through individual essay texts written by the students at the end of the methodological process and analyzed using Bardin’s Content Analysis. Throughout the teaching sequence, students demonstrated autonomy in the learning process. The analysis of their essays revealed knowledge of rare earth elements and their technological applications, as well as the development of the ability to discuss political, economic, and social issues related to the topic. |
Palavras-chave: | Ensino de química Elementos terras raras Enfoque CTSA Química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32510 |
Data do documento: | 25-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AASSJ06112024 .pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.