Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32510
Tipo: TCC
Título: Terras raras: uma proposta de sequência didática com enfoque CTSA para o ensino de química
Autor(es): Santana de Jesus, Ashley Andersson Santos
Primeiro Orientador: Weber, Karen Cacilda
Resumo: Este trabalho apresenta a elaboração e o desenvolvimento de uma Sequência Didática intitulada “Terras Raras: da subutilização à autonomia tecnológica”, com enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) para o ensino de Química. A abordagem CTSA, vertente do ensino contextualizado, integra a educação científica, tecnológica, social e ambiental, conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, a partir da problematização do subaproveitamento dos recursos brasileiros devido à falta de políticas estratégicas de gestão, foi possível introduzir o estudo das terras raras na Educação Básica. A Sequência Didática foi aplicada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, com 38 estudantes, em uma escola municipal de João Pessoa. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi dividida em três etapas: (I) elaboração da Sequência Didática; (II) desenvolvimento em sala de aula; e (III) análise dos dados e discussão dos resultados. Os dados foram coletados por meio de textos dissertativos escritos individualmente pelos estudantes ao final do percurso metodológico e analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Durante a sequência de ensino, os estudantes demonstraram autonomia no processo de aprendizagem. A análise das redações indicou conhecimento sobre os elementos terras raras e suas aplicações tecnológicas, além do desenvolvimento da capacidade de debater questões políticas, econômicas e sociais relacionadas ao tema.
Abstract: This work presents the development of a Didactic Sequence titled “Rare Earths: from Underutilization to Technological Autonomy,” with a CTSA focus (Science, Technology, Society, and Environment) for teaching Chemistry. The CTSA approach, this form of contextualized teaching, integrate scientific, technological, social, and environmental education, as outlined by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). By addressing the underutilization of Brazilian resources due to a lack of strategic management policies, it was possible to introduce the study of rare earth elements into Basic Education. The Didactic Sequence was implemented with a 9thgrade class of 38 students at a public school in João Pessoa. The qualitative research was conducted in three stages: (I) preparation of the Didactic Sequence, (II) classroom implementation, and (III) data analysis and discussion of the results. Data were collected through individual essay texts written by the students at the end of the methodological process and analyzed using Bardin’s Content Analysis. Throughout the teaching sequence, students demonstrated autonomy in the learning process. The analysis of their essays revealed knowledge of rare earth elements and their technological applications, as well as the development of the ability to discuss political, economic, and social issues related to the topic.
Palavras-chave: Ensino de química
Elementos terras raras
Enfoque CTSA
Química
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32510
Data do documento: 25-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AASSJ06112024 .pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.