Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32514
Tipo: TCC
Título: Uma análise das pesquisas em educação publicadas nos Anais do Congresso Brasileiro de Micologia - CBMic (período 2016-2024)
Autor(es): Galvão, Vitória Ingrid Pessoa
Primeiro Orientador: Wartchow, Felipe
Resumo: Os fungos são eucariontes heterótrofos que apresentam uma parede celular constituída de quitina, nutrição por absorção e reprodução mediada por esporos. O conteúdo sobre esses organismos são tipicamente apresentados de modo pouco atrativo por meio de aulas teóricas monótonas ou mediante práticas pouco envolventes, limitando-se a conteúdos conceituais e descritivos abordados descontextualizadamente com ênfase na patogenicidade, embora o estudo dos fungos propicie uma ampla gama de oportunidades para a aprendizagem de procedimentos e atitudes. Desse modo, torna-se premente a ampliação do escopo do ensino de micologia com o intuito de incluir os diversos aspectos que possibilitam que os educadores enriqueçam significativamente a experiência de aprendizado dos discentes, proporcionando uma vivência mais envolvente e eficaz para os educandos, bem como alinhando-se aos objetivos mais amplos do âmbito educativo. Sendo assim, tais questões incitaram o interesse em analisar os trabalhos em educação presentes nas VIII, IX e X edições do Congresso Brasileiro de Micologia (CBMic) com o intuito de verificar as características das produções científicas, no período entre 2016 e 2024, bem como os esforços concernentes a superação das problemáticas supracitadas. Desse modo, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada mediante uma abordagem quali-quantitativa, sob os preceitos de análise de conteúdo categorial. Assim, é perceptível que os dados obtidos e analisados demonstram que, de forma geral, os pesquisadores utilizaram abordagens que contrapunham aos paradigmas concernentes ao ensino de micologia.
Abstract: Fungi are heterotrophic eukaryotes that have a cell wall made of chitin, nutrition by absorption, and reproduction mediated by spores. The content about these organisms is typically explored in an unattractive way through monotonous theoretical classes or through uninvolving practices, limited to conceptual and descriptive content addressed out of context with an emphasis on pathogenicity, although the study of fungi provides a wide range of opportunities for learning procedures and attitudes. Thus, it is urgent to broaden the scope of mycology teaching in order to include the various aspects that allow educators to significantly enrich the learning experience of students, providing a more engaging and effective experience for students, as well as aligning with the broader objectives of the educational field. Therefore, these questions sparked interest in analyzing the educational works presented in the VIII, IX and X editions of the Brazilian Congress of Mycology (CBMic) in order to verify the characteristics of the scientific productions between 2016 and 2024, as well as the efforts to overcome the aforementioned problems. Thus, this work is a bibliographic research carried out using a qualitative-quantitative approach, under the precepts of categorical content analysis. Thus, it is noticeable that the data obtained and analyzed demonstrate that, in general, the researchers used approaches that contradicted the paradigms concerning the teaching of mycology.
Palavras-chave: Micologia
Educação e ensino em micologia
Pesquisas educacionais
Biologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32514
Data do documento: 5-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIPG09112024.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.