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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32528
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Elaine Cristina Lins de-
dc.date.accessioned2024-11-21T18:04:26Z-
dc.date.available2024-05-29-
dc.date.available2024-11-21T18:04:26Z-
dc.date.issued2024-05-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32528-
dc.description.abstractThis study deals with automating operations in the cloud from the perspective of SRE (Site Reliability Engineering): A case study of the Harry Botter Slackbot. Considering that the topic is fundamental for the computer engineering course because it offers the opportunity to study and understand how software development, IT infrastructure and service management practices are related. In order to evaluate the benefits obtained from implementing operations automation strategies in the cloud, through a case study with a Slackbot in a technology company. To this end, it was necessary to: Identify and describe the specific SRE practices used in automating cloud operations, highlighting their characteristics and benefits; Quantitatively evaluate the benefits obtained from implementing SRE practices in automating cloud operations; Analyze the organizational and cultural challenges faced when making the bot available. An applied research was then carried out, with quantitative approaches, which took place through a bibliographical review, implementing SRE techniques for the construction of a bot, and after that the results of making it available to the company were analyzed. . Given this, the recipe was that there was a good adherence of the bot by the company, which affected the time to carry out some operations in the cloud, created a new standardization of these actions, thus reducing human errors and operational costs. Therefore, it was possible to conclude that the bot helps to improve our understanding of how the use of chatbots can be useful and ensure greater efficiency in a company's day-to-day operations. Since, the results show that bots can not only solve standardization problems and improve the efficiency of operations, but they can also give more autonomy to teams that do not have much experience with cloud infrastructure.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2024-11-21T18:04:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Elaine Cristina Lins de Souza_TCC.pdf: 2491613 bytes, checksum: 37082717f44f4a0a44ce0cd73a8a5c76 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-21T18:04:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Elaine Cristina Lins de Souza_TCC.pdf: 2491613 bytes, checksum: 37082717f44f4a0a44ce0cd73a8a5c76 (MD5) Previous issue date: 2024-05-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutomaçãopt_BR
dc.subjectDevopspt_BR
dc.subjectSlackbotpt_BR
dc.titleAutomatização de operações na nuvem sob a ótica de SRE: Um estudo de caso do slackbot Harry Botterpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Omaia, Derzu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9344107485273463pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8205552680222719pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata sobre automatização de operações na nuvem sob a ótica de SRE (Site Reliability Engineering): Um estudo de caso do Slackbot Harry Botter. Tendo em vista que o tema, é fundamental para o curso de engenharia da computação porque oferece a oportunidade de estudar e entender como o desenvolvimento de software, a infraestrutura de TI e as práticas de gestão de serviços se relacionam. A fim de avaliar os benefícios obtidos na implementação de estratégias de automatização de operações na nuvem, através de um estudo de caso com um Slackbot em uma empresa de tecnologia. Para tanto, foi necessário: Identificar e descrever as práticas específicas de SRE utilizadas na automatização de operações na nuvem, destacando suas características e benefícios; Avaliar quantitativamente os benefícios obtidos com a implementação das práticas de SRE na automatização de operações na nuvem; Analisar os desafios organizacionais e culturais enfrentados durante a disponibilização do bot. Realizou-se, então, uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagens quantitativas, que se deram através de uma revisão bibliográfica, implementando técnicas de SRE para a construção de um bot, e após isso foi analisados os resultados da disponibilização do mesmo para a empresa. Diante disso, verificou-se que houve uma boa aderência do bot pela empresa, o que reduziu o tempo para realizar algumas operações na nuvem, criou uma nova padronização dessas ações, reduzindo assim erros humanos, e o custo operacional. Sendo assim, foi possível concluir que o bot ajuda a melhorar nossa compreensão de como a utilização de chatbots podem ser úteis e garantir maior eficiência no dia-a-dia de uma empresa. Uma vez que, os resultados mostram que os bots não apenas podem resolver problemas de padronização e melhorar a eficiência das operações, mas também podem dar mais autonomia a equipes que não têm muita experiência com infraestrutura em nuvem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComputação Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

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