Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32529
Tipo: TCC
Título: Construção e análise comparativa de métodos de classificação˜ para categorização das mensagens direcionadas ao ˜ “Fale Conosco” da SEFAZ-PB
Autor(es): Nunes, Felipe da Cunha Andrade
Primeiro Orientador: Rêgo, Thaís Gaudêncio do
Resumo: Diariamente as pessoas surgem com duvidas ou solicitac¸ ´ oes para as ˜ organizac¸oes em elas usufruem de algum tipo de servic¸o. Desse modo, um ˜ servic¸o que ligue a populac¸ao com as organizac¸ ˜ oes ˜ e essencial. ´ E o caso de ´ servic¸os chamados de “Fale Conosco”. E de extrema import ´ ancia que tais ˆ servic¸os prestem um bom atendimento ao publico, fornecendo opc¸ ´ oes inteli- ˜ gentes e boas experiencias de uso. Neste trabalho, foi enfatizado o uso do ˆ “Fale Conosco” da Secretaria de Fazenda do Estado da Para´ıba e buscando melhorar a experiencia de uso da ferramenta, realizar a classificac¸ ˆ ao das men- ˜ sagens nos assuntos a ela relacionados. Sendo assim, este trabalho faz uma analise e comparac¸ ´ ao dos m ˜ etodos de classificac¸ ´ ao Naive Bayes, ˜ arvore de ´ decisao e regress ˜ ao log ˜ ´ıstica em conjunto com a vetorizac¸ao das mensagens ˜ utilizando o Term Frequency-Inverse Document Frequency. Alem disso, foi re- ´ alizada uma analise qualitativa do modelo com o melhor desempenho ante um ´ conjunto de dados nao observado. O m ˜ etodo com o melhor desempenho ana- ´ lisado foi o Naive Bayes com uma acuracia balanceada de 51,0% e baseado ´ nisso, e poss ´ ´ıvel perceber que os modelos conseguem identificar padroes e fa- ˜ zerem boas distinc¸oes entre as classes trabalhadas, mas que ainda h ˜ a espac¸o ´ para melhorias em relac¸ao as previs ˜ oes realizadas.
Abstract: Every day people come up with questions or requests for organiza tions where they benefit from some type of service. Therefore, a service that connects the population with organizations is essential. This is the case of ser vices called “Contact Us”. It is extremely important that such services provide good service to the public, providing intelligent options and good user experien ces. In this work, the use of the “Contact Us” from the State of Para´ıba Finance Department was emphasized and seeking to improve the experience of using the tool, classify messages according to the topics related to it. Thus, this work analyzes and compares the Naive Bayes, decision tree and logistic regression classification methods in conjunction with message vectorization using Term Frequency-Inverse Document Frequency. In addition, a qualitative analysis of the model with the best performance was carried out against an unobserved data set. The method with the best performance analyzed was Naive Bayes with a balanced accuracy of 51.0% and based on this, it is possible to see that the mo dels are able to identify patterns and make good distinctions between the classes worked on, but there is still room for improvement in relation to the predictions made.
Palavras-chave: Desempenho
Secretaria da Fazenda do Estado da Paraíba
Naive Bayes
Árvore de decisão
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Computação Científica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32529
Data do documento: 6-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Felipe da Cunha Andrade Nunes_TCC.pdfTCC3,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons