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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPontes, Lara di Cavalcanti-
dc.date.accessioned2024-11-22T17:02:58Z-
dc.date.available2024-05-22-
dc.date.available2024-11-22T17:02:58Z-
dc.date.issued2024-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32549-
dc.description.abstractThis work introduces the maximum length car sequencing problem to support the assembly operations of a multinational automotive company. We propose an integer linear programming (ILP) formulation to schedule the maximum number of cars without violating the so-called option constraints. In addition, we present valid combinatorial lower and upper bounds, which can be calculated in less than 0.01 seconds, as well as binary and iterative search algorithms to solve the problem when good primal bounds are not readily available. To quickly obtain high-quality solutions, we devise an effective iterated local search algorithm, and we use the heuristic solutions as warm start to further enhance the performance of the exact methods. Computational results demonstrate that relatively low gaps were achieved for benchmark instances within a time limit of ten minutes. We also conducted an instance space analysis to identify the features that make the problem more difficult to solve. Moreover, the instances reflecting the company’s needs could be solved to optimality in less than a second. Finally, simulations with real world demands, divided into shifts, were conducted over a period of four months. In this case, we use the proposed ILP model in all shifts except the last one of each month, for which we employ an alternative ILP model to sequence the unscheduled cars, adjusting the pace of the assembly line in an optimal fashion. The results pointed out that the latter was necessary in only one of the months.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2024-11-22T17:02:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Lara di Cavalcanti Pontes_TCC.pdf: 4113704 bytes, checksum: ad0c00f45a6e79f7bf49134a6fa5e454 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-22T17:02:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Lara di Cavalcanti Pontes_TCC.pdf: 4113704 bytes, checksum: ad0c00f45a6e79f7bf49134a6fa5e454 (MD5) Previous issue date: 2024-05-13en
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSchedulingpt_BR
dc.subjectAssembly linept_BR
dc.subjectCar sequencingpt_BR
dc.subjectCombinatorial optimizationpt_BR
dc.titleThe maximum length car sequencing problempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Subramanian, Anand-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2752210156480636pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0729393933047159pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho introduz o problema do sequenciamento máximo de carros para apoiar as operações de montagem de uma multinacional automobilística. E proposta uma ´ Formulação de programação linear inteira (PLI) para sequenciar o maior número poss´ıvel de carros sem violar restri¸c˜oes de espaçamento relacionadas a atributos especiais, como teto solar e r´adio. Adicionalmente, limitantes superior e inferior, que podem ser calculados em tempos computacionais negligenciáveis, são apresentados, assim como algoritmos de buscas iterativa e binária para resolver o problema quando bons limites primais não estão disponíveis. prontamente disponíveis. Para obter soluções de boa qualidade rapidamente, desenvolveu-se um algoritmo de busca local iterada, cujas soluções são utilizadas para inicializar o resolvedor, aumentando a performance dos métodos exatos. Resultados computacionais. demonstram gaps relativamente baixos para instâncias de benchmark em um tempo limite de 10 minutos. Al´em disso, foi conduzida uma análise do espaço de instâncias para identificar as características que dificultam a resolução do problema. Por fim, as demandas reais da empresa foram resolvidas em menos de um segundo, e simulações cronológicas, visando a maximizar o número de carros sequenciados por turno, foram conduzidas para quatro meses de dados históricos. Nesse caso, um novo modelo PLI foi empregado para sequenciar os carros não produzidos até o último turno do mês em uma linha dedicada, diminuindo o ritmo da linha de produção de forma a relaxar as restrições impostas pelos atributos especiais. Os resultados apontaram que a linha dedicada foi necessária em apenas um dos meses.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComputação Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
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