Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32552
Tipo: TCC
Título: Explorando abordagens no ensino de desenvolvimento web: um estudo em cursos de graduação na área de informática
Autor(es): Rincon, Lucas
Primeiro Orientador: Rêgo, Thaís Gaudencio do
Resumo: O desenvolvimento web é uma habilidade fundamental para os profissionais da área, e é essencial que os alunos adquiram os conhecimentos e competências necessários para se tornarem desenvolvedores web qualificados. Entretanto, alguns alunos e professores ainda enfrentam uma dificuldade em encontrar a melhor abordagem para manter o interesse dos alunos. Assim, buscamos contribuir para o avanço do ensino de desenvolvimento web na área de Informática, proporcionando uma base sólida de conhecimento e práticas pedagógicas que possam ser aplicadas pelos professores e instituições de ensino. O objetivo principal deste TCC é apresentar estratégias eficazes para o ensino de desenvolvimento web em cursos de graduação da área de Informática. O trabalho irá analisar as abordagens atuais de ensino de desenvolvimento web em cursos de graduação, identificando os desafios e as lacunas existentes nesse processo, ajudando a refletir sobre estratégias inovadoras e eficientes para melhorar a formação dos alunos nessa área. Serão consideradas tanto as habilidades técnicas necessárias, como linguagens de programação, frameworks e ferramentas, quanto competências mais amplas, como design responsivo, usabilidade e acessibilidade. Para embasar essa análise e proposta, serão utilizados diversos artigos e trabalhos, sendo uma revisão da literatura especializada, comparando as abordagens e refletindo sobre o uso da interdisciplinaridade. Com este trabalho, ajudamos a refletir e direcionar as melhores práticas para o ensino de desenvolvimento web em cursos de graduação da área de Informática, necessário para a criação de diretrizes e recomendações para os professores e instituições de ensino, e a melhoria da formação dos alunos, preparando-os de forma mais adequada para o mercado de trabalho. Assim, contribuímos para o aprimoramento contínuo dos métodos de ensino, visando formar profissionais altamente capacitados e atualizados nas habilidades necessárias para o desenvolvimento Web.
Abstract: Web development is a fundamental skill for professionals in the field, and it's essential for students to acquire the knowledge and skills necessary to become qualified web developers. However, some students and teachers still struggle to find the best approach to maintain students' interest. Therefore, we aim to contribute to the advancement of web development education in the Computer Science field by providing a solid foundation of knowledge and pedagogical practices that can be applied by teachers and educational institutions. The main objective of this dissertation is to present effective strategies for teaching web development in undergraduate Computer Science courses. The work will analyze current approaches to teaching web development in undergraduate courses, identifying the challenges and existing gaps in this process, helping to reflect on innovative and efficient strategies to improve students' education in this area. Both the necessary technical skills, such as programming languages, frameworks, and tools, and broader competencies, such as responsive design, usability, and accessibility, will be considered. To support this analysis and proposal, various articles and works will be used, including a review of specialized literature, comparing approaches, and reflecting on the use of interdisciplinarity. With this work, we aim to reflect on and direct best practices for teaching web development in undergraduate Computer Science courses, necessary for creating guidelines and recommendations for teachers and educational institutions, and improving students' education, preparing them more adequately for the job market. Thus, we contribute to the continuous improvement of teaching methods, aiming to train highly skilled and up-to-date professionals in the necessary skills for web development.
Palavras-chave: Ensino
Desenvolvimento web
Cursos de graduação
Competências técnicas
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Computação Científica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32552
Data do documento: 22-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Rincon_TCC.pdfTCC389,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons