Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32570
Tipo: TCC
Título: O impacto do novo ensino médio no ensino de quimíca: refletindo as experiências de estudantes e professores de quimíca de uma escola pública paraibana
Autor(es): Nascimento, Pablo Marcelino do
Primeiro Orientador: Santos, Maria Betania Hermenegildo dos
Resumo: O Novo Ensino Médio (NEM) é uma proposta de reforma que altera a estrutura do ensino médio no Brasil, criada com o objetivo de garantir a qualidade do ensino, de acordo com as necessidades e desafios atuais da educação no país. A iniciativa visa preparar os estudantes para o mercado de trabalho, promover a educação integral, implementar tecnologias e inovações no currículo, e permitir que os alunos escolham as suas áreas de interesse. Além disso, essa reforma supõe uma valorização da educação socioemocional, a formação para a cidadania e a sustentabilidade. Nesse cenário, o objetivo desta pesquisa é analisar os impactos do NEM no ensino de Química, a partir da percepção de alunos e professores de uma escola pública da Paraíba. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, sendo classificada como descritiva em seus objetivos e caracterizada como estudo de campo em termos de procedimento técnico. O estudo foi realizado em uma escola pública da cidade de Areia/PB, incluindo como participantes oito alunos da 2ª série do Ensino Médio, escolhidos por estarem vivenciando as mudanças do NEM pelo segundo ano consecutivo, e dois professores de Química da mesma instituição escolar. A produção de dados foi realizada por meio de conversas individuais com cada participante, com o intuito de compreender o impacto do NEM no ensino de Química e os resultados foram analisados seguindo as etapas da análise de conteúdo. Os relatos dos participantes revelaram como estudantes e professores estão experimentando a nova estrutura curricular do NEM na escola pública, destacando problemáticas como a redução da carga horária da disciplina de Química, a inadequação da estrutura escolar e a falta de formações específicas sobre o NEM. Concluímos que o Novo Ensino Médio tem enfrentado considerável resistência por parte dos professores, que ainda lidam com dificuldades de adaptação, e é pouco conhecido pelos estudantes, que não têm clareza sobre os objetivos e benefícios da reforma. Até o momento, as experiências com o novo modelo têm sido limitadas, sobretudo devido às poucas condições operacionais oferecidas a escola, o que compromete a efetividade das mudanças propostas.
Abstract: The New High School (NHS) is a reform initiative that remodulates the structure of high school education in Brazil, aiming to ensure educational quality in alignment with the current needs and challenges of the national education system. The initiative objective is to prepare students for the job market, promote holistic education, incorporate technologies and innovations into the curriculum, and allow students to choose their areas of interest. Furthermore, the reform emphasizes the value of socio-emotional education, citizenship education, and sustainability. This study aimed to analyze the impacts of the NHS on Chemistry education, based on the perspectives of students and teachers from a public school in Paraíba. The study used a qualitative approach, classified as descriptive in its objectives and characterized as a field study based on its technical procedures. The study was carried out in a public school in the city of Areia, Paraíba, with eight second-year high school students, selected for experiencing the NHS changes for a second consecutive year, and two Chemistry teachers from the same school. Data collection was collected through individual conversations with each participant to understand the impact of NHS on Chemistry education. The results were analyzed following content analysis procedures. The participants highlighted how students and teachers are experiencing the new NHS curriculum structure in public schools, with issues such as the reduction of Chemistry class hours, inadequate school infrastructure, and a lack of specific training on NEM being the most significant. This study indicates that the New High School system has faced considerable resistance from teachers, who are still struggling to adapt, and remains largely unfamiliar to students, who lack information about the objectives and benefits of the reform. To date, experiences with the new model have been limited, mainly due to the insufficient operational conditions provided to the school, undermining the effectiveness of the proposed changes.
Palavras-chave: Reformas educacionais
Currículo escolar
Ensino médio no Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRÁRIAS: QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química e Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32570
Data do documento: 29-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PMN25112024 - MQ100.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons