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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32574
Tipo: | Tese |
Título: | Entre reformas, ataques e uma pandemia : análise do trabalho de um coletivo docente em uma Escola Cidadã Integral à luz do Interacionismo Sociodiscursivo e das Ciências do Trabalho |
Autor(es): | Araujo, Philipe Pereira Borba de |
Primeiro Orientador: | Reichmann, Carla Lynn |
Resumo: | Desde a década de 1990, sob forte influência de organismos multilaterais em um contexto de abertura de fronteiras e internacionalização dos mercados, a educação tem passado por reformas profundas, não só no Brasil, como também em outros países da América Latina, de forma a se adequar a um movimento global de redução da presença do Estado nas políticas sociais e aumento da participação privada. O quadriênio 2018-2021, período em que geramos os dados desta pesquisa, foi especialmente desafiador para os trabalhadores e as trabalhadoras que atuam no Ensino Médio em nosso país. Às reformas em curso, somam-se ainda diversos outros fatores com profundos impactos nesse contexto de trabalho, dentre os quais destacamos: a implementação do Novo Ensino Médio (NEM), com adequação à recém-criada BNCC; os ataques do movimento Escola Sem Partido às escolas; e a pandemia de covid-19. No contexto dessas inquietações, esta pesquisa tem por objetivo geral investigar como o trabalho é representado por um coletivo docente de uma Escola Cidadã Integral da Paraíba. O objetivo geral desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: (a) analisar as representações dos docentes sobre o coletivo, sobre o outro e sobre o trabalho; (b) investigar como os impedimentos afetam o poder de agir dos docentes; e (c) compreender de que forma as representações do presencial permanecem ou se modificam no ensino remoto emergencial (ERE). Situamos este estudo no campo da Linguística Aplicada (Celani, 1992; Moita Lopes, 2006), com o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e as Ciências do Trabalho (Lousada, 2006; Machado, 2007, 2009) como arcabouço teórico. Assim, nossa pesquisa apoia-se nas discussões das Ciências do Trabalho e nas contribuições de Clot (2001, 2006, 2007, 2017), Amigues (2004) e Bronckart (1999, 2006, 2008, 2012). Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativo-interpretativista, que utilizou como instrumentos de geração de dados entrevistas não estruturadas e entrevistas de Instrução ao Sósia com quatro docentes da rede pública estadual, de uma Escola Cidadã Integral da região metropolitana de João Pessoa. A análise dos textos-discursos dos colaboradores, a partir das marcas de pessoa, vozes e modalizações, revelou um coletivo coeso, que, por meio de práticas de linguagem, desenvolve estratégias coletivas para resistir a ameaças, ataques e perseguição institucional, ao mesmo tempo em que renormaliza as prescrições a partir de espaços de formação coletiva que funcionam como instâncias de possível desenvolvimento do poder de agir (agendi potentia) (Spinoza, 2009) e de construção de sonhos e valores compartilhados. Os saberes trazidos da formação na universidade e as atividades de formação mútua desenvolvidas na escola emergem como fatores que dão coesão e fortalecem o coletivo, enquanto a Secretaria de Educação e os assessores das Reuniões de Ciclo de Acompanhamento (RCA) são representados como causadores de conflitos e dificuldades. A fragilidade na manutenção dos vínculos de emprego, a dificuldade de acesso às ferramentas digitais, além da vulnerabilidade da saúde mental e física dos profissionais, dos estudantes e de suas famílias apareceram como dificuldades no contexto do ERE. Em suma, a partir dos resultados encontrados, propomos um continuum de criticidade para o trabalho dos coletivos de professores. No contexto analisado, muitas vezes os sonhos do coletivo são postos em xeque, mas mesmo diante dos impedimentos e das interdições, o horizonte desse coletivo aponta para uma criticidade elevada, que se aproxima das características que descrevemos para os coletivos revolucionários. |
Abstract: | Since the 1990s, under the strong influence of multilateral organizations in a context of open borders and internationalization of markets, education has undergone profound reforms, not only in Brazil but also in other countries in Latin America, to adapt to a global movement aimed at reducing the State’s presence in social policies and increasing private participation. The four-year period from 2018 to 2021, during which we collected data for this research, posed significant challenges for workers in the high school sector in our country. In addition to ongoing reforms, several other factors have profoundly impacted this work context, including: the implementation of the New Secondary Education (NEM), the adaptation to the recently created BNCC; the attacks by the Escola Sem Partido movement on schools; and the covid-19 pandemic. In light of these concerns, this research aims to investigate how work is perceived by a teaching collective at a Full-Time Citizen School in Paraíba. The objective unfolds into the following specific aims: (a) to analyze teachers’ perceptions regarding the collective, their peers, and their work; (b) to examine how obstacles affect teachers’ agency; and (c) to comprehend how in-person perceptions persist or transform in emergency remote teaching (ERE). This study is within the realm of Applied Linguistics (Celani, 1992; Moita Lopes, 2006), drawing on Sociodiscursive Interactionism (ISD) and Work Sciences (Lousada, 2006; Machado, 2007, 2009) as its theoretical framework. Thus, our research builds upon discussions in the Activity Clinic and Clot (2001, 2006, 2007, 2017), Amigues (2004), and Bronckart (1999, 2006, 2008, 2012). Methodologically, this is a qualitative-interpretative case study employing unstructured interviews and Instruction to the Double interviews with four teachers from a Full-Time Citizen School in the metropolitan region of João Pessoa as data collection instruments. Analysis of the collaborators’ discourse, through person marks, voices, and modalisations, revealed a cohesive collective that, through language practices, devises collective strategies to counter threats, attacks, and institutional persecution, while simultaneously reasserting prescriptions from spaces of collective development that function as instances of power of acting (agendi potentia) development (Spinoza, 2009) and the cultivation of shared aspirations and values. The knowledge acquired through university training and mutual training activities at school emerge as factors that foster cohesion and reinforce the collective, while the Department of Education and advisors of the Monitoring Cycle Meetings (RCA) are perceived as sources of conflict and challenges. Fragility in maintaining employment relationships, difficulty accessing digital tools, and the vulnerability of the mental and physical health of professionals, students, and their families emerged as challenges in the context of ERE. In summary, based on the findings, we propose a continuum of criticality for teacher group work. In the analysed context, the collective’s aspirations are frequently questioned, yet even in the face of obstacles and prohibitions, the horizon of this collective points toward heightened criticality, akin to the characteristics described for revolutionary collectives. |
Palavras-chave: | Docência - Representações do coletivo Coletivo docente Ensino remoto emergencial Escola Cidadã Integral Interacionismo sociodiscursivo Teaching work Emergency remote teaching Integral Citizen School Activity Clinic Sociodiscursive Interactionism |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32574 |
Data do documento: | 17-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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