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metadata.dc.type: TCC
Title: As vozes bakhtinianas no discurso da cultura popular no auto da compadecida
metadata.dc.creator: Peres, Edson Veloso
metadata.dc.contributor.advisor1: Nóbrega, Maria Bernardete da
metadata.dc.contributor.referee1: Ferraz Júnior, Expedito
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Hermano de França
metadata.dc.contributor.referee3: Fernandes, João Paulo da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este estudo constitui uma leitura da obra Auto da Compadecida (1955), de Ariano Suassuna na linha da Análise Dialógica do Discurso (ADD) sob a ótica do pensamento Bakhtiniano adstrito ao discurso da Cultura Popular da Idade Média, oriundos da tradição oral, em conexão com o discurso da Cultura Popular do Nordeste Brasileiro e outros gêneros que se interpõem na materialidade da narrativa. A partir dessas concepções buscamos encontrar os traços das categorias postuladas por Bakhtin (1993, 1997, 2006, 2010, 2011, 2013, 2015 e 2016): dialogismo, gêneros do discurso, carnavalização e polifonia reacentuados por diálogos utilizados por Ariano Suassuna na construção da obra Auto da Compadecida, como forma de expressar a Cultura Popular por meio da reenunciação de diversos folhetos de cordel em que ancorou a sua produção. A obra Auto da Compadecida se afirma como corpus da pesquisa em nossos recortes analíticos, por se configurar como um discurso que apresenta particularidades que dialogam com diversos discursos de épocas remanescentes, como as obras satíricas da Idade Média, dos espetáculos circense e as estórias contadas e produzidas pelo povo do Nordeste Brasileiro. Assim, partimos desses pressupostos para buscar responder à questão: como apreender esses entrelaçamos de vozes advindas desse Grande Tempo que Ariano Suassuna em sua criação expõe? Para alcançar a responsividade definimos como objetivo geral buscar compreender como são representadas essas relações dialógicas via recortes do discurso da narrativa a fim de absorver elementos da linguagem carnavalizada neste gênero discursivo em que a diversidade de vozes, gestos, cenas, dizem da heterodiscursividade impregnada no horizonte e ambiente na simbiose que se forma em suas produções e produz literatura erudita a partir da cultura popular, sendo a expressão mais genuína de um povo, o Nordestino Brasileiro, que se enxerga representado nesta obra. Os resultados da pesquisa corroboram com a singularidade e particularidade dos traços enunciativos no discurso de Ariano Suassuna, pois, a pluralidade cultural reúne elementos da tradição oral, do folclore, do teatro popular e da própria poesia – O Cordel e outros gêneros que essa cultura representa, a cultura popular que é a expressão mais autêntica do povo. Ela é o encontro da liberdade pela subversão da ordem, onde o riso, o cômico-sério os faz se encantar/encontrar e se ver.
Abstract: This study is a reading of the book Auto da Compadecida (1955) by Ariano Suassuna in the Dialogical Analysis of Discourse (ADD) line of the Bakhtinian thought ascribed to the Discourse of Popular Culture of the Middle Ages, derived from the oral tradition, in connection with the discourse of the Popular Culture of the Brazilian Northeast and other genres that interpose in the materiality of the narrative. From these conceptions we seek to find the traits of the categories postulated by Bakhtin (1993, 1997, 2006, 2010, 2011, 2013, 2015 and 2016): dialogism, discourse genres, carnivalization and polyphony reopened by dialogues used by Ariano Suassuna in the construction of Auto work of Compadecida, as a way of expressing the Popular Culture through the reenunition of several leaflets of string in which anchored its production. The work Auto da Compadecida affirms itself as a corpus of research in our analytical cuts, for it is configured as a discourse that presents particularities that dialogue with diverse discourses of the remaining epochs, such as the satirical works of the Middle Ages, the circus spectacles and the stories told and produced by the people of the Brazilian Northeast. Thus, we start from these presuppositions to seek to answer the question: how to apprehend these intertwined voices arising from this Great Time that Ariano Suassuna in his creation exposes? To achieve responsiveness, we define as general objective to understand how these dialogic relations are represented via narrative discourse cuts in order to absorb elements of the carnavalized language in this discursive genre in which the diversity of voices, gestures, scenes, say of the heterodiscursivity impregnated in the horizon and environment in the symbiosis that is formed in its productions and produces erudite literature from popular culture, being the most genuine expression of a people, the Brazilian Northeastern, who sees himself represented in this work. The results of the research corroborate the singularity and particularity of the enunciative traits in the speech of Ariano Suassuna, since cultural plurality brings together elements of oral tradition, folklore, popular theater and poetry itself - The Cordel and other genres that this culture represents , the popular culture that is the most authentic expression of the people. It is the encounter of freedom by the subversion of order, where laughter, the comic-serious makes them enchant / find and see.
Keywords: Ariano Suassuna
Dialogismo
Gêneros do Discurso
Cultura Popular
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3258
Issue Date: 23-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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