Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32581
Tipo: | TCC |
Título: | A cultura de tecidos vegetais como prática potencializadora da aprendizagem no ensino de biologia |
Autor(es): | Sales, Emelyne Duarte |
Primeiro Orientador: | Costa, Núbia Pereira da |
Primeiro Coorientador: | Vital, Lucinalva Azevedo dos Santos |
Resumo: | O presente trabalho, relata a estrutura de um projeto intitulado “Biotecnologia: explorando o potencial do cultivo in vitro” realizado em uma disciplina eletiva na Escola Cidadã Integral Técnica Ministro José Américo de Almeida, localizada no município de Areia – PB, teve por objetivo aproximar da realidade dos alunos, a cultura de tecidos vegetais e todos os processos que envolvem sua compreensão, desenvolvimento e uso como ferramenta no processo de aprendizagem, e ampliar os horizontes de conhecimentos e possibilidades na vida, bem como aprofundar os conhecimentos dos estudantes do Ensino Médio, enriquecendo o processo formativo. Teve como público-alvo alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio. A proposta do projeto foi utilizar a biotecnologia através da cultura de tecidos vegetais, como ferramenta didática para o ensino regular. O trabalho compreendeu aulas teóricas e práticas que ocorreram entre os meses de fevereiro a julho de 2024.O estudo contou com um total de 40 alunos, sendo vinte matriculados na eletiva, e mais 20 alunos escolhidos de forma aleatória entre os demais alunos do ensino médio da mesma escola que não participaram da eletiva. Contudo, verificou-se diante das narrativas e desenvolvimento das atividades, uma maior percepção e ampliação de conhecimentos que não são comumente compartilhados ou que fazem parte da grade curricular do Ensino Regular, A cultura de tecidos parece ser uma ferramenta promissora para desperta |
Abstract: | This paper reports the structure of a project entitled “Biotechnology: exploring the potential of in vitro cultivation” carried out in an elective subject at Escola Cidadã Integral Técnica Ministro José Américo de Almeida, located in the municipality of Areia - PB, aimed to bring the culture of plant tissues and all the processes that involve its understanding, development and use as a tool in the learning process closer to the reality of the students, and to broaden the horizons of knowledge and possibilities in life, as well as deepen the knowledge of high school students, enriching the formative process. Its target audience was students in the first, second and third years of high school. The proposal of the project was to use biotechnology through the culture of plant tissues, as a teaching tool for regular education. The work comprised theoretical and practical classes that took place between February and July 2024. The study had a total of 40 students, twenty of whom were enrolled in the elective, and another 20 students chosen randomly among the other high school students from the same school who did not participate in the elective. However, it was found that, based on the narratives and development of the activities, there was a greater perception and expansion of knowledge that is not commonly shared or that is part of the curriculum of Regular Education. Tissue culture seems to be a promising tool to awaken interest and a taste for learning Biotechnology in High School students. |
Palavras-chave: | Ensino Cultura de tecidos Eletiva |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32581 |
Data do documento: | 30-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDS26112024 - MB309.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons