Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32582
Tipo: TCC
Título: Preconceito linguístico: repensando o ensino de língua materna à luz da sociolinguística educacional
Autor(es): Pereira, José Arimateia Santos
Primeiro Orientador: Silva, Henrique Miguel de Lima
Primeiro Coorientador: Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de
Resumo: O presente estudo propõe analisar as contribuições da Sociolinguística educacional para o combate ao preconceito Linguístico no ensino da Língua Portuguesa, pois este ensino, ao longo dos anos, se fundamentou na Gramática normativa e em concepções e práticas que privilegiavam tal fundamentação, como o uso de uma linguagem adequada e considerada como padrão. Diante disso, observa-se que o ensino da Língua Portuguesa prioriza o estudo de tal norma, fazendo com que sejam desprezadas as outras variedades linguísticas. Tal cenário favorece à ocorrência do preconceito linguístico e coloca cidadãos mais letrados em uma condição de superioridade, fomentando a desigualdade e exclusão social. Assim, tecemos nossas análises por meio de uma revisão bibliográfica a partir de teóricos relevantes, como: Bagno (1999), Bortoni - Ricardo (2009), Lopes e Cavalcanti (20018), Mollica (1998; 2003), Labov (1972), Tarallo (1994), Travaglia (2005) e entre outros. Ao final de nossas análises, conclui-se que a Sociolinguística educacional pode proporcionar, em nosso meio social, o desenvolvimento de políticas linguísticas e criação de novas práticas pedagógicas que levem em consideração as variedades linguísticas, sociais e culturais presentes na sociedade e, com isso, favoreça a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, na qual as várias formas de escrever e de falar sejam respeitadas e consideradas dentro dos contextos educacionais.
Abstract: The present study proposes to analyze the contributions of Educational Sociolinguistics to the fight against Linguistic discrimination in the teaching of the Portuguese Language, since this teaching, over the years, was based on normative Grammar and on concepts and practices that favored such foundation, such as the use of an appropriate language and considered as standard. In view of this, it is observed that the teaching of the Portuguese language prioritizes the study of such a norm, causing other linguistic varieties to be neglected. Such a scenario favors the occurrence of linguistic prejudice and places more literate citizens in a condition of superiority, promoting inequality and social exclusion. Thus, we weave us analyzes through a bibliographic review from relevant theorists, such as: Bagno (1999), BortoniRicardo (2009), Lopes and Cavalcanti (20018), Mollica (1998; 2003), Labov (1972), Tarallo (1994), Travaglia (2005) and among others. At the end of our analyses, it is concluded that educational Sociolinguistics can provide, in our social environment, the development of language policies and the creation of new pedagogical practices that take into account the linguistic, social and cultural varieties present in society and, with that, favor the construction of a more just and egalitarian society, in which the various ways of writing and speaking are respected and considered within educational contexts.
Palavras-chave: Preconceito linguístico
Ensino de língua
Sociolinguística educacional
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32582
Data do documento: 14-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JASP22062023.pdf253,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons