Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32594
Tipo: | Dissertação |
Título: | Relação entre as métricas do EEG EMOTIV EPOC X e medidas neuropsicológicas em tarefa de alta e baixa carga cognitiva |
Autor(es): | Silva, Steffany Rocha |
Primeiro Orientador: | Alves, Nelson Torro |
Primeiro Coorientador: | Melo, Miguel Otávio Barreto Campelo de |
Resumo: | O eletroencefalograma (EEG) portátil é um método não invasivo, de baixo custo, utilizado para avaliar a atividade eletrofisiológica cerebral. Embora tais equipamentos portáteis tenham sido cada vez mais utilizados, ainda há poucos estudos de validação sobre o seu funcionamento. O presente estudo teve por objetivo avaliar as métricas de performance (engajamento, excitabilidade, foco, interesse, relaxamento e estresse) obtidas a partir do registro dos sinais eletrofisiológicos no EEG EMOTIV EPOC X com a avaliação neuropsicológica, a partir de uma atividade de carga cognitiva (n-back). A amostra do estudo foi composta por 60 estudantes universitários, sendo 26 estudantes do sexo masculino e 34 do sexo feminino, divididos em dois grupos: experimental, em que os participantes foram submetidos a uma tarefa de alto esforço cognitivo, e controle, no qual os participantes realizaram uma tarefa de baixo esforço cognitivo. Como resultado, obteve-se as seguintes correlações negativas: entre os sintomas de transtornos mentais e a atenção concentrada; entre os sintomas de transtornos mentais e o teste de envolvimento acadêmico; e entre a atenção concentrada e o estresse. Em relação às métricas de desempenho do EEG portátil, foi observada diferença significativa na métrica “excitabilidade” entre os grupos, não sendo encontrados padrões de diferença significativas entre em relação às demais métricas de desempenho. No teste comportamental, realizado com a tarefa N-back, foram observadas diferenças significativas nas médias de acertos e tempo de resposta entre os grupos controle e experimental. O grupo experimental, que realizou atividade com maior carga cognitiva (2- back), teve média de acertos menor e demorou mais tempo do que o grupo controle, cuja atividade era de menor carga cognitiva (0-back). Também se obteve correlação negativa no grupo geral entre a métrica de desempenho engajamento e o questionário SRQ-20, o que pode indicar que maiores indícios de transtornos mentais comuns pode se associar a menor engajamento. Entre os participantes do grupo controle, houve uma correlação positiva entre a métrica “estresse” no EEG e o inventário de estresse ISSL. Ou seja, quanto maior a pontuação no inventário de estresse, maior a pontuação de métrica de performance relacionada ao estresse no EEG. Apesar disso, foram encontrados resultados inconclusivos para as demais métricas avaliadas, o que torna necessário a realização de mais estudos sobre a precisão e validade dessas métricas. |
Abstract: | The portable electroencephalogram (EEG) is a non-invasive, low-cost method used to evaluate cerebral electrophysiological activity. Although such portable equipment has been increasingly used, there are still few validation studies on its functioning. This study aimed to evaluate the performance metrics (engagement, excitability, focus, interest, relaxation, and stress) obtained from the recording of electrophysiological signals in the EMOTIV EPOC X EEG alongside neuropsychological evaluation, using a cognitive load activity (n-back). The study sample consisted of 60 university students, with 26 male and 34 female students, divided into two groups: experimental, where participants were subjected to a high cognitive effort task, and control, where participants performed a low cognitive effort task. The results showed negative correlations between symptoms of mental disorders and concentrated attention; between symptoms of mental disorders and the performance in the academic engagement test; and between concentrated attention and stress. Regarding the performance metrics of the portable EEG, a significant difference was observed in the "excitability" metric between the groups, with no significant difference patterns found in relation to the other performance metrics. In the behavioral test, conducted with the N-back task, significant differences in average correct responses and response time between the control and experimental groups were observed. The experimental group, which performed an activity with higher cognitive load (2-back), had a lower average of correct responses and took longer than the control group, whose activity was of lower cognitive load (0-back). Additionally, a negative correlation was found in the general group between the "engagement" performance metric and the SRQ-20 questionnaire, which may indicate that greater signs of common mental disorders can be associated with lower engagement. Among the participants of the control group, there was a positive correlation between the "stress" metric in the EEG and the ISSL stress inventory. That is, the higher the score on the stress inventory, the higher the performance metric score related to stress in the EEG. Despite this, the results for the other evaluated metrics were inconclusive, underscoring the need for additional studies to determine their accuracy and validity. |
Palavras-chave: | Neuropsicológica Eletroencefalograma portátil (EEG). Eletroencefalograma - métricas de performance Avaliação neuropsicológica Atividade N-back Performance metrics EEG headset Cognitive load Neuropsychological assessment N-back task |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32594 |
Data do documento: | 30-Jan-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SteffanyRochaDaSilva_Dissert.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons