Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32598
Tipo: | TCC |
Título: | O atendimento educacional especializado e a colaboração docente: caminhos para uma educação inclusiva |
Autor(es): | Silva, Maria de Fátima Gomes da |
Primeiro Orientador: | Assis, Francymara Antonino Nunes de |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “O Atendimento Educacional Especializado e a Colaboração Docente: Caminhos para uma Educação Inclusiva”, busca identificar as dificuldades e compreender a dinâmica de colaboração entre professores da educação regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para a realização desta pesquisa, foi adotada uma abordagem metodológica qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores de duas escolas públicas no município de Pirpirituba. O objetivo geral é analisar os desafios enfrentados pelos profissionais do Atendimento Educacional Especializado e verificar como a colaboração entre professores regulares e especialistas influencia a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Participaram do estudo professores de salas regulares e professoras do Atendimento Educacional Especializado. Os dados coletados a partir das respostas e interações nas entrevistas revelaram que, apesar de avanços, ainda há um longo caminho para que a inclusão escolar se concretize de maneira eficaz. A falta de comunicação e compreensão entre os profissionais da educação é um dos principais obstáculos, e a colaboração precisa se expandir para além da sala de aula. O envolvimento dos pais e da comunidade escolar é fundamental para fortalecer essa rede de apoio. |
Abstract: | This Undergraduate Thesis (TCC), titled “Specialized Educational Assistance and Teacher Collaboration: Paths Toward Inclusive Education,” aims to identify challenges and understand the dynamics of collaboration between regular education teachers and those in Specialized Educational Assistance (SEA). A qualitative methodological approach was adopted for this research, with data collected through semi-structured interviews conducted with teachers from two public schools in the municipality of Pirpirituba. The primary objective is to analyze the challenges faced by professionals in Specialized Educational Assistance and examine how collaboration between regular teachers and specialists impacts student learning and development. The study involved regular classroom teachers as well as SEA educators. Data collected from responses and interactions during interviews revealed that, despite progress, there is still a long way to go to achieve effective school inclusion. The lack of communication and mutual understanding among education professionals is one of the main obstacles, and collaboration needs to extend beyond the classroom. The involvement of parents and the school community is essential to strengthen this support network. |
Palavras-chave: | Atendimento Educacional Especializado (AEE) Desafios educacionais Colaboração entre professores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32598 |
Data do documento: | 22-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariadeFátimaGomesdaSilva_TCC.pdf | TCC | 710,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
MariadeFátimaGomesdaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons