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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32599
Tipo: TCC
Título: Educação em ciências em espaços não formais de ensino: um estudo de caso no contexto do vale do Mamanguape
Autor(es): Silva, André Luiz da
Primeiro Orientador: Queiroz, Joel Araújo
Resumo: A aquisição de conhecimento pode se dar em lugares diversos da existência humana, desde contextos de nossa vida cotidiana as as relações sistematizadas e complexas desenvolvidas dentro e a partir do chão da escola. A escola, assim, representa o espaço formal de ensino que possibilita a educação formal, no entanto, não é o único, uma vez que existem outros espaços importantes, como são os espaços não formais de ensino, que podem auxiliar os professores nesse processo de promoção de aquição de conhecimento. É neste contexto que o nosso trabalho buscou investigar as possibilidades de promoção da Alfabetização Científica no espaço não formal de ensino localizado na Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape/PB. Desta forma, aplicamos questionários com professores de escolas dos Anos Iniciais do Vale Mamanguape e com funcionários da referida APA, para identificar aspectos relacionados a suas compreensões sobre os espaços não formais de ensino, possibilidades de espaços ao nosso redor e a importância de aulas em espaços como esses para a Alfabetização Científica. Para isso, além dos questionários, foi necessária uma visita a APA para observar de perto a realidade desse espaço não formal de ensino, e junto com todas as informações adquiridas nesta pesquisa, construirmos um roteiro pedagógico com orientações de como organizar uma visita no centro de visitantes da APA. Assim, a partir dos resultatos coletados, destacamos que a APA Barra do Rio Mamanguape apresenta área de manguezal, dunas, mata atlântica, arrecifes, além de um Centro de visitantes, espaço onde ocorrem as palestras sobre preservação e conservação ambiental. Além disso, entendemos que o tema de nosso trabalho, deve ser um assunto importante a ser tratado na formação do (a) pedagogo (a), pois esse olhar dos professores deve vir desde a base, desde a formação, pois é onde o (a) professor (a) terá uma preparação mais adequada e consequentemente, desperte o interesse por aulas em espaços não formais de ensino.
Abstract: The acquisition of knowledge can occur in different places of human existence, from the contexts of our daily lives to the systematized and complex relationships developed within and from the school floor. The school, therefore, represents the formal teaching space that enables formal education, however, it is not the only one, since there are other important spaces, such as non-formal teaching spaces, which can help teachers in this process of promotion of knowledge acquisition. It is in this context that our work sought to investigate the possibilities of promoting Scientific Literacy in the non-formal teaching space located in the Environmental Protection Area of Barra do Rio Mamanguape/PB. In this way, we applied questionnaires with teachers from Early Years schools in Vale Mamanguape and with employees of the aforementioned APA, to identify aspects related to their understanding of non-formal teaching spaces, possibilities of spaces around us and the importance of classes in spaces like these for Scientific Literacy. For this, in addition to the questionnaires, it was necessary to visit APA to closely observe the reality of this non-formal teaching space, and together with all the information acquired in this research, we built a pedagogical itinerary with guidelines on how to organize a visit to the center. APA visitors. Thus, based on the results collected, we highlight that the APA Barra do Rio Mamanguape has an area of mangroves, dunes, Atlantic forest, reefs, in addition to a Visitor Center, a space where lectures on environmental preservation and conservation take place. Furthermore, we understand that the theme of our work must be an important subject to be addressed in the training of the pedagogue, as this perspective from teachers must come from the base, from training, as this is where the ( a) teacher will have more adequate preparation and consequently, arouse interest in classes in non-formal teaching spaces.
Palavras-chave: Roteiro pedagógico
Alfabetização científica
Centro de visitantes da APA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32599
Data do documento: 22-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

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