Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32609
Tipo: | TCC |
Título: | A Importância da afetividade na educação infantil |
Autor(es): | Silva, Gabriele de Araújo da |
Primeiro Orientador: | Alencar, Sabrina Grisi Pinho de |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa acerca da afetividade na educação infantil. O interesse por essa temática se deu através dos estágios supervisionados do curso de licenciatura em Pedagogia e por também perceber no decorrer que a afetividade e a aprendizagem são dois elementos que estão relacionados entre si no contexto educacional, no desenvolvimento do ser e no processo de ensino. Desta forma, me debrucei na questão de pesquisa: como a afetividade pode influenciar no desenvolvimento educacional das crianças e na relação professor-aluno da educação infantil, especificamente, no que concerne à faixa etária 04 a 05 anos e 11 meses de idade? No tocante ao objetivo geral, procurei analisar como a afetividade no âmbito escolar pode influenciar no desenvolvimento educacional das crianças e na relação professor-aluno da educação infantil e os Objetivos Específicos: Abordar a importância da criança como ser pensante apresentando a relevância das suas questões emocionais e psicológicas; Compreender como a relação professor-aluno interfere na relação ensino-aprendizagem nos meandros da afetividade; Verificar através das pesquisas a importância da afetividade para a Educação Infantil. Como metodologia de pesquisa, o presente trabalho é composto por uma pesquisa bibliográfica e tem em sua abordagem o método qualitativo com estudo de caso. O estudo de caso foi realizado na Escola Indígena Dr. José Lopes Ribeiro, da rede pública de ensino na cidade de Rio Tinto-PB, de forma voluntária com duas docentes. Como aporte teórico, debrucei-me nos trabalhos de autores como Lev Vygotsky (1896-1934), Jean Piaget (1896-1980) e Henri Wallon (1879- 1962), autores que reforçam a ideia de que o afeto não é um aspecto secundário, mas sim, central no processo educativo, especialmente, na educação infantil, onde as crianças estão formando as bases de sua identidade, autoestima e formas de interação social. Ressalta-se como resultado da pesquisa que, a afetividade na educação infantil não apenas potencializa o aprendizado cognitivo, como também contribui para a formação da criança, influenciando para um equilíbrio emocional, fortalecendo tanto no que concerne seus aspectos educacionais quanto no seu desenvolvimento pessoal. |
Abstract: | This final course work is a research project on affectivity in early childhood education. The interest in this topic arose through supervised internships of the degree course in Pedagogy and also because realized during the course that affectivity and learning are two elements that are related to each other in the educational context, in the development of the individual and in the teaching process. Thus, I focused on the research question: how can affectivity influence the educational development of children and the teacher-student relationship in early childhood education, specifically, with regard to the age group 4 to 5 years and 11 months old? Regarding the general objective, I sought to analyze how affectivity in the school environment can influence the educational development of children and the teacher-student relationship in early childhood education. The Specific Objectives: To address the importance of the child as a thinking being, presenting the relevance of their emotional and psychological issues; To understand how the teacher-student relationship interferes in the teaching-learning relationship in the intricacies of affectivity; To verify through research the importance of affection for early Childhood Education. As a research methodology, this work is composed of a bibliographical research and has in its approach the qualitative method with case study. The case study was carried out at the Dr. José Lopes Ribeiro Indigenous School, of the public education network in the city of Rio Tinto-PB, voluntarily with two teachers. As a theoretical contribution, I focused on the works of authors such as Lev Vygotsky (1896-1934), Jean Piaget (1896-1980) and Henri Wallon (1879-1962), authors who reinforce the idea that affection is not a secondary aspect, but rather, central to the educational process, especially in early childhood education, where children are forming the bases of their identity, selfesteem and forms of social interaction. The research highlights that affection in early childhood education not only enhances cognitive learning, but also contributes to the child's development, influencing emotional balance, strengthening both their educational aspects and their personal development. |
Palavras-chave: | Educação infantil Afetividade Relação professor-aluno Ensino-aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32609 |
Data do documento: | 21-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GabrieledeAraújodaSilva_TCC.pdf | TCC | 432,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
GabrieledeAraújodaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 127,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons