Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32611
Tipo: TCC
Título: O Papel do cuidador escolar no processo de inclusão educacional
Autor(es): Silva, Juciara Horácio
Primeiro Orientador: Assis, Francymara Antonino Nunes de
Resumo: Este referido trabalho se construiu em volta das seguintes problemáticas: Qual é o papel do cuidador escolar no processo de inclusão educacional? Quais são os desafios e contribuições do cuidador escolar no processo de inclusão no município de Lagoa de Dentro-PB? Atravéz destes questionamentos, este trabalho monográfico tem como objetivo geral: investigar a atuação do cuidador escolar na escola pública de Lagoa de Dentro-PB. Na busca de compreender a necessidade e surgimento dessa classe de trabalhadores da educação inclusiva, esta pesquisa tem como objetivos específicos: Conhecer as Políticas educacionais que orientam a educação especial na perspectiva da educação inclusiva; Identificar as contribuições e os desafios que os cuidadores escolares enfrentam no município de Lagoa de Dentro-PB; e Refletir sobre a atuação destes profissionais no âmbito escolar no município de Lagoa de Dentro- PB. Em relação a metodologia, essa pesquisa é qualitativa, ademais, para compreender a realidade do objeto de estudo, foi escolhido como instrumento para coleta de dados um questionário, o qual foi dirigido a cinco cuidadores da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Antônia Coelho Pereira, situada no município de Lagoa de Dentro-PB, os quais contribuiram significativamente mostrando suas realidades no trabalho. Essa investigação, na análise temática, trará a contribuição de vários autores que tratam deste objeto de estudo, a exemplo Batista (2021) e Silva; Oliveira (2020), os quais nos ajudam a identificar os desafios e contribuições desse profissional da educação na realidade estudada. Diante dessa trabalho científico, acerca do profissional do cuidador escolar, fica evidente a importãncia dele na inclusão dos educandos com deficiência e desvalorização de seu trabalho.
Abstract: This work was built around the following issues: What is the role of the school caregiver in the educational inclusion process? What are the challenges and contributions of school caregivers in the inclusion process in the municipality of Lagoa de Dentro-PB? Through these questions, this monographic work has the general objective: to investigate the role of the school caregiver in the public school of Lagoa de Dentro-PB. In seeking to understand the need and emergence of this class of inclusive education workers, this research has the following specific objectives: To understand the educational policies that guide special education from the perspective of inclusive education; Identify the contributions and challenges that school caregivers face in the municipality of Lagoa de Dentro-PB; and Reflect on the performance of these professionals in the school environment in the municipality of Lagoa de Dentro- PB. In relation to methodology, this research is qualitative, in addition, to understand the reality of the object of study, a questionnaire was chosen as an instrument for data collection, which was addressed to five caregivers from the Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Antônia Coelho Pereira, located in the municipality of Lagoa de Dentro-PB, who contributed significantly by showing their realities at work. This investigation, in the thematic analysis, will bring the contribution of several authors who deal with this object of study, such as Batista (2021) and Silva; Oliveira (2020), which help us identify the challenges and contributions of this education professional in the reality studied. In view of this scientific work, regarding the professional school caregiver, their importance in the inclusion of students with disabilities and the devaluation of their work is evident.
Palavras-chave: Cuidador escolar
Inclusão
Educação especial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32611
Data do documento: 22-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JuciaraHorácioSilva_TCC.pdfTCC840,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JuciaraHorácioSilva_TERMO.pdfTERMO173,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons