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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32620
Tipo: | TCC |
Título: | Educação financeira: análise sobre as decisões de consumo e investimento dos profissionais contábeis paraibanos |
Autor(es): | Silva, Jaqueline Alves da |
Primeiro Orientador: | Moreira, Caritsa Scartaty |
Resumo: | A educação financeira é uma ferramenta essencial para capacitar os indivíduos a tomarem melhores decisões em relação aos seus recursos e a evitar problemas financeiros. Em vista disso, o objetivo da pesquisa é investigar como a educação financeira afeta as decisões de consumo e investimento dos profissionais contábeis. Para tanto, foi realizada uma pesquisa classificada quanto aos seus objetivos como descritiva, e em termos de abordagem como quantitativa. Foi aplicado um questionário junto aos profissionais contábeis do Estado da Paraíba, resultando em uma amostra por acessibilidade de 105 profissionais, que corresponde a 2,14% da população. Para a análise dos dados foi utilizado o software Excel. Os resultados indicaram que os profissionais possuem hábitos de poupança e de planejamento financeiro. Em relação às decisões de consumo, costumam fazer planejamento de compras e buscar por preço e qualidade de produtos; entretanto, a maioria está endividada e demonstra uma tendência a comprar impulsivamente. Quanto aos investimentos, observou-se uma preferência por renda fixa, e os profissionais priorizam mais a segurança e a liquidez ao decidirem onde aplicar seus recursos financeiros. Em relação ao conhecimento financeiro, foi observado que os profissionais possuem um nível médio de conhecimento. Os profissionais formados há mais de cinco anos, aqueles com mais de cinco anos de atuação na área contábil, do sexo masculino e aqueles graduados em instituições públicas demonstraram um nível alto de conhecimento financeiro. Além disso, a maioria dos profissionais considera a educação financeira como muito importante para o bem-estar das pessoas e estão satisfeitos com seu nível de conhecimento nessa área. Este estudo busca incentivar ações governamentais voltadas para a melhoria da educação financeira da sociedade, como a introdução da educação financeira em todos os cursos de graduação. Ademais, pretende fomentar reflexões, discussões e novas pesquisas sobre a temática. |
Abstract: | Financial education is an essential tool to empower individuals to make better decisions regarding their resources and to avoid financial problems. Therefore, the objective of the research is to investigate how financial education affects the consumption and investment decisions of accounting professionals. To this end, a research was conducted classified in terms of its objectives as descriptive, and in terms of approach as quantitative. A questionnaire was administered to accounting professionals in the state of Paraíba, resulting in a convenience sample of 105 professionals, which corresponds to 2.14% of the population. Data analysis was performed using Excel software. The results indicated that professionals have savings and financial planning habits. Regarding consumption decisions, they tend to plan purchases and seek price and product quality; however, the majority are in debt and demonstrate a tendency towards impulsive buying. As for investments, a preference for fixed income was observed, and professionals prioritize security and liquidity when deciding where to allocate their financial resources. In terms of financial knowledge, it was observed that professionals have a moderate level of knowledge. Professionals who have been graduated for more than five years, those with over five years of experience in the accounting field, males, and those who graduated from public institutions demonstrated a high level of financial knowledge. Additionally, the majority of professionals consider financial education as very important for people's well-being and are satisfied with their level of knowledge in this area. This study aims to encourage government actions aimed at improving financial education in society, such as introducing financial education in all undergraduate courses. Moreover, it intends to stimulate reflections, discussions, and new research on the topic. |
Palavras-chave: | Educação financeira Tomada de decisão Decisões de investimento Contadores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Finanças e Contabilidade |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32620 |
Data do documento: | 30-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis |
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