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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32629
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Antônio do Amaral-
dc.date.accessioned2024-11-29T12:03:06Z-
dc.date.available2024-11-13-
dc.date.available2024-11-29T12:03:06Z-
dc.date.issued2024-09-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32629-
dc.description.abstractThis study investigated the teaching and learning process of visually impaired children in early childhood education, highlighting the importance of playfulness, teacher training, the role of parents and family members, and the need for adapted practices to enable inclusive education and the full development of these children. The choice of this theme was due to the experience as a blind person, who throughout the internship perceived that early childhood education does not occur as it should. For this research, a descriptive qualitative study was conducted. The semistructured interview was used as a data generation instrument. The research results reinforce that the absence of playfulness and socialization spaces in childhood can cause psychological and social consequences that persist throughout life. Therefore, it is concluded that inclusion requires a partnership between educational environments and family, ensuring that visually impaired children have access to an education that respects their uniqueness and contributes to their overall development.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-11-29T12:03:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AAS13112024.pdf: 831769 bytes, checksum: 6ab8bb36317f1072e0872468dc30def9 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDeficiência visual - criançapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem de crianças com deficiência visual na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Efigênia Maria Dias-
dc.description.resumoEsse estudo investigou o processo de ensino e aprendizagem de crianças com deficiência visual na Educação Infantil, evidenciando a importância da ludicidade, a formação docente, o papel dos pais e familiares e a necessidade de práticas adaptadas para possibilitar uma educação inclusiva e o desenvolvimento pleno dessas crianças. A escolha deste tema se deu pela experiência como pessoa cega, que ao longo do estágio percebeu que a educação infantil não ocorre como deveria. Para esta pesquisa, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva. A entrevista semiestruturada foi utilizada como instrumento para geração de dados. Os resultados da pesquisa reforçam que a ausência da ludicidade e de espaços de socialização na infância podem causar consequências psicológicas e sociais que permanecem durante toda a vida. Desse modo, conclui-se que a inclusão carece da parceria entre ambientes educacionais e família, garantindo que as crianças com deficiência visual tenham acesso a uma educação que respeite suas singularidades e contribua para o seu desenvolvimento integral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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