Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32631
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Ana Cristina Nery da Fonseca | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-29T12:30:16Z | - |
dc.date.available | 2024-11-13 | - |
dc.date.available | 2024-11-29T12:30:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32631 | - |
dc.description.abstract | This work will address the use of Augmentative and Alternative Communication and the development of emergent literacy for children in Early Childhood Education. The general objective is to identify educational activities and strategies for the emerging literacy of children who use augmentative and alternative communication in the “Unique Learning System” educational program, with the specific objectives of categorizing and describing the activities and strategies identified in the “Unique Learning System” educational program. System”. The research is documentary, with a qualitative approach, of a descriptive nature. A content analysis of the program was carried out and then a reflective reading of the results, in order to highlight educational activities and strategies for emerging literacy. The pre-established analysis categories were: program identification; structure of the material and didactic-methodological aspects. The results presented point to issues that converge towards the development of emerging literacy, through the construction of essential elements for the acquisition of reading and writing supported by Augmentative and Alternative Communication. The qualitative analysis of the program allowed us to reflect on the opportunities to maximize learning in emerging literacy using Augmentative and Alternative Communication for children with complex communication needs in Early Childhood Education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-11-29T12:30:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACNFS13112024.pdf: 8596772 bytes, checksum: b5bf743ce45d731e7da5e0b278efce4f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-11-29T12:30:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACNFS13112024.pdf: 8596772 bytes, checksum: b5bf743ce45d731e7da5e0b278efce4f (MD5) Previous issue date: 2024-10-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Comunicação aumentativa e alternativa | pt_BR |
dc.subject | Letramento emergente | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Práticas educacionais | pt_BR |
dc.title | Comunicação aumentativa e alternativa na educação infantil: atividades e estratégias educacionais para o letramento emergente | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Massaro, Munique | - |
dc.description.resumo | No presente trabalho será abordado o uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa e o desenvolvimento do letramento emergente para as crianças da Educação Infantil. O objetivo geral é identificar atividades e estratégias educacionais para o letramento emergente de crianças usuárias de comunicação aumentativa e alternativa no programa educacional “Unique Learning System”, tendo como objetivos específicos categorizar e descrever as atividades as atividades e estratégias identificadas no programa educacional “Unique Learning System”. A pesquisa é documental, com a abordagem qualitativa, de cunho descritivo. Foi realizada a análise de conteúdos do programa e, em seguida, uma leitura reflexiva dos resultados, a fim de destacar atividades e estratégias educacionais para o letramento emergente. As categorias de análise já preestabelecidas foram: identificação do programa; estrutura do material e aspectos didáticos-metodológicos. Os resultados apresentados apontam para questões que convergem para o desenvolvimento do letramento emergente, através da construção de elementos essenciais para aquisição de leitura e escrita apoiados pela Comunicação Aumentativa e Alternativa. A análise qualitativa do programa proporcionou refletir sobre as oportunidades de maximizar as aprendizagens no letramento emergente com uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa para crianças com necessidades complexas de comunicação na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACNFS13112024.pdf | 8,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons