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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32634
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAngelo, Gabriela Lira-
dc.date.accessioned2024-11-29T14:33:46Z-
dc.date.available2024-11-18-
dc.date.available2024-11-29T14:33:46Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32634-
dc.description.abstractThis work explores the use of educational games in children's learning process related to orthographic rules, based on collaborative experiences developed in the context of a public school in João Pessoa. The study’s main objective is to analyze teacher mediation through educational games in the teaching and learning process of orthography, targeting elementary students involved in the project titled "Teaching Practices in Literacy in Public Schools and Learning Progress: Monitoring NonLiterate 3rd Grade Elementary Students." The specific objectives include identifying the educational games employed in the project through teacher mediation during the teaching-learning process and analyzing how the use of games can encourage children to reflect on improving their orthographic performance based on interventions conducted during the study. The research approach is qualitative in nature. Data were collected through document analysis and participant observation in the field. The theoretical framework for this research was drawn from the contributions of Almeida (2018), Kishimoto (2008), Morais (2022), Soares (2010), among other scholars. The results indicate that educational games serve as powerful resources for advancing orthographic learning in an enjoyable, reflective, problematizing, and playful manner. However, it was also found that the participating children need to deepen their understanding of other orthographic rules. Therefore, the conclusions of this work offer valuable insights for educators and student teachers seeking to understand and enhance their pedagogical practices in teaching the orthographic conventions of the Portuguese language and the use of games for this purpose.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-11-29T14:33:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GLA18112024.pdf: 1697239 bytes, checksum: acafb888114b8388cf3695fa16f5605d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-29T14:33:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GLA18112024.pdf: 1697239 bytes, checksum: acafb888114b8388cf3695fa16f5605d (MD5) Previous issue date: 2024-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectMediação docentept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleJogos didáticos e mediação docente na aprendizagem do ensino ortográfico, junto a crianças de escola pública de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lira, Ildo Salvino de-
dc.description.resumoEste trabalho explora o uso de jogos didáticos no processo de aprendizagem de crianças em relação às regras ortográficas, a partir da experiência colaborativa desenvolvida no contexto de uma escola de rede de ensino de João Pessoa. O estudo tem como objetivo geral analisar a mediação docente por meio de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem da ortografia, considerando como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental acompanhados pelo projeto intitulado como ‘Práticas de ensino na alfabetização na escola pública e a progressão da aprendizagem: acompanhando crianças do 3º ano do ensino fundamental não alfabetizadas’. Como objetivos específicos, a pesquisa dispõe dos seguintes: identificar os jogos didáticos empregados no projeto por meio da mediação docente durante o processo de ensino-aprendizagem e analisar como o uso de jogos podem promover a reflexão das crianças em relação à melhoria do desempenho ortográfico a partir das intervenções conduzidas durante o estudo. A abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio da análise documental e observação participante a partir da pesquisa de campo. O marco teórico dessa pesquisa foi extraído das contribuições de Almeida (2018), Kishimoto (2008), Morais (2022), Soares (2010), e entre outros estudiosos. Os resultados indicam que os jogos didáticos se apresentam como recursos potentes para o avanço da aprendizagem da ortografia, ou seja, de uma forma prazerosa, reflexiva, problematizadora e lúdica. Todavia, identificou-se ainda que as crianças participantes precisam compreender e avançar em relação a outras regras da ortografia. Portanto, as conclusões deste trabalho oferecem reflexões valiosas para educadores e licenciandos que buscam compreender e aprimorar sua prática pedagógica no processo de ensino das convenções ortográficas da língua portuguesa e quanto ao emprego dos jogos para essa finalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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