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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Michele da Silva-
dc.date.accessioned2024-11-29T14:42:54Z-
dc.date.available2024-11-18-
dc.date.available2024-11-29T14:42:54Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32635-
dc.description.abstractThe objective of this monograph is to understand the role of pedagogical management in the racial literacy of education professionals in the municipal schools of João Pessoa. This inquiry also raises another question: how does the acquisition or lack of racial literacy impact their professional performance in school spaces when addressing racial violence? In Brazil, there is a growing body of research on ethnic-racial relations and critical racial studies in education, as evidenced by scholars such as Aparecida Ferreira de Jesus (2014, 2015), Eliane Cavalleiro (2023), Sueli Carneiro (2005, 2011), Nilma Lino Gomes (2003, 2005, 2017, 2019), Kabengele Munanga (2005), Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2005, 2008), and Azoilda Loretto da Trindade (2014). Therefore, it is emphasized that schools play a central role in promoting racial literacy. At the same time, it is necessary to understand that racism is not just individual behavior, but a complex phenomenon that must be analyzed through its history, intersections, and impacts. This study adopted an exploratory and qualitative research approach, with data collection based on semi-structured interviews with ten pedagogical managers from municipal schools in João Pessoa/PB. The analysis concludes that school management needs to improve and incorporate racial literacy as a key competency to promote a more equitable school environment, with pedagogical practices that foster reflection, acknowledge diversity, and create strategies to combat racism, discrimination, and prejudice. In this context, there is a pressing need to invest in training for professionals in the municipal schools, as having critical racial literacy equips them to identify and confront manifestations of racism in the school environment, such as biases in teaching materials, religious racism, and derogatory nicknames related to skin color, hair, or physical features. This directly affects the self-esteem of Black children and youth and can lead to social isolation, exclusion, and even school dropout. By learning about critical racial literacy, both educators and the school community become agents of social transformation, committed to building a more just and equitable society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-11-29T14:42:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSA18112024.pdf: 1112568 bytes, checksum: 48e31d1f0eeb4349f6283986161352df (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão pedagógicapt_BR
dc.subjectLetramento racialpt_BR
dc.subjectLetramento racial críticopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.titleLetramento racial na educação: qual o papel da gestão pedagógica nessa conversa?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Diego dos Santos-
dc.description.resumoA monografia tem como objetivo compreender qual é o papel da gestão pedagógica no letramento racial dos (as) profissionais de educação das escolas da rede Municipal de Ensino de João Pessoa. Indagação que nos remete a outra: como a aquisição ou não do letramento racial impacta em sua atuação profissional nos espaços escolares no enfrentamento às violências raciais? No Brasil, há um número crescente de pesquisas acerca das relações étnico-raciais e dos estudos raciais críticos na área da educação, como evidenciam Aparecida Ferreira de Jesus (2014, 2015), Eliane Cavalleiro (2023), Sueli Carneiro, (2005, 2011), Nilma Lino Gomes (2003, 2005, 2017, 2019), Kabengele Munanga (2005), Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2005, 2008), Azoilda Loretto da Trindade (2014). Sendo assim, destaca-se que a escola desempenha um papel central na promoção do letramento racial, ao mesmo tempo que se faz necessário entender que o racismo não é apenas um comportamento individual, mas um fenômeno complexo, que deve ser analisado a partir de sua história, seus atravessamentos e impactos. O estudo contou com uma pesquisa de natureza exploratória e de cunho qualitativo, cuja coleta de dados teve por base a aplicação de uma entrevista semiestruturada, com dez gestoras pedagógicas de escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa/PB. Conclui-se, a partir das análises, que a gestão necessita aprimorar e incorporar o letramento racial como uma competência relevante para promover uma escola mais equitativa, com práticas pedagógicas que promovam a reflexão, reconheçam a diversidade e criem estratégias que alavanquem o enfrentamento ao racismo, à discriminação e ao preconceito. Nesse contexto, apresenta-se a necessidade de investir em formação para os/as profissionais que estão presentes nas escolas municipais, tendo em vista que possuir letramento racial crítico capacita-os/as para identificar e enfrentar manifestações de racismo no ambiente escolar, como preconceitos nos materiais didáticos, racismo religioso, apelidos pejorativos relacionados à cor da pele, cabelo ou traços físicos. Isso afeta diretamente a autoestima de crianças e jovens negras/os e pode levar ao isolamento social, à exclusão e à evasão escolar. Ao aprender sobre letramento racial crítico, tanto educador/a quanto as comunidades escolares se tornam agentes de transformação social, comprometidos/as com a construção de uma sociedade mais justa e equânime.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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