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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32637
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Johannes Pessoa de Souza-
dc.date.accessioned2024-11-29T15:11:06Z-
dc.date.available2024-11-18-
dc.date.available2024-11-29T15:11:06Z-
dc.date.issued2024-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32637-
dc.description.abstractIn the early years of elementary education, according to the Brazilian Common Core State Standards, children should be inserted in a process in which they will appropriate the Alphabetic Writing System. In this process, the relationship between literacy and literacy and its articulated development in the initial learning of writing is increasingly discussed. Thus, considering that the textbook is one of the main pedagogical resources available and used in the classroom, the present work aimed to analyze the book A conquista - Língua Portuguesa, for the 1st year of elementary school, and to verify how the articulation between literacy and literacy occurs in it. For this, this research had as specific objectives to present concepts of literacy and literacy as well as their relationship regarding literacy, to identify and describe activities in the teaching material that articulate these two processes. The methodological path was based on the qualitative paradigm and a documentary research was carried out. For the investigation of the teaching material, content analysis was chosen. From it, it was verified that the textbook examined, despite the diversity and quantity of texts, does not satisfactorily articulate literacy and literacy. In it, the activities are divided by process (literacy activities and literacy activities), with no relationship between them, demonstrating a proximity to the concept of autonomous literacy, or literacy, one of the assumptions of the teaching material.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-11-29T15:11:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JPSN18112024.pdf: 5572832 bytes, checksum: 5c47a57784e47ae3fc84651760533f4f (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectSistema de escrita alfabéticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - anos iniciaispt_BR
dc.titleArticulação entre alfabetização e letramento no livro didático “a conquista” de língua portuguesa para o 1º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Brunieri, Hermes Talles dos Santos-
dc.description.resumoNos primeiros anos iniciais do ensino fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, as crianças devem estar inseridas em um processo no qual se apropriarão do Sistema de Escrita Alfabética. Nesse processo, cada vez mais, discute-se a relação entre alfabetização e letramento e seu desenvolvimento articulado na aprendizagem inicial da escrita. Dessa forma, considerando que o livro didático é um dos principais recursos pedagógicos disponíveis e utilizados na sala de aula, o presente trabalho teve como objetivo analisar o livro A conquista - Língua Portuguesa, para o 1º ano do ensino fundamental, e verificar como nele ocorre a articulação entre alfabetização e letramento. Para isso, esta pesquisa teve como objetivos específicos, apresentar conceitos de alfabetização e letramento bem como sua relação a respeito do alfabetizar letrando, identificar e descrever atividades no material didático em que articulem esses dois processos. O percurso metodológico baseou-se no paradigma qualitativo e foi realizada uma pesquisa documental. Para investigação do material didático, optou-se pela análise de conteúdo. A partir dela, verificou-se que o livro didático examinado, apesar da diversidade e quantidade de textos, não articula satisfatoriamente alfabetização e letramento. Nele, as atividades estão divididas por processo (atividades de alfabetização e atividades de letramento), não havendo relação entre elas, demonstrando uma proximidade a concepção de letramento autônomo, ou literacia, um dos pressupostos do material didático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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