Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32643
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Ana Chiara Melo e-
dc.date.accessioned2024-12-02T13:20:24Z-
dc.date.available2024-11-18-
dc.date.available2024-12-02T13:20:24Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32643-
dc.description.abstractThis final course work investigates the formation of educators at the Federal University of Paraíba (UFPB) and its relationship with the processes of literacy and literateness. The general objective is to analyze how the conceptions of literacy and literateness are integrated into the Pedagogical Project of the Pedagogy Course, assessing their presence in the curricular components. The methodology adopted is documentary and bibliographic in nature, allowing for an in-depth analysis of relevant content and theoretical approaches. The main results indicate the absence of a specific subject dedicated to literacy and literateness, highlighting that these themes are addressed in other subjects within the curriculum. This finding suggests the need for a curriculum review that strengthens teacher training in this aspect, aiming for more effective pedagogical practice aligned with educational demands.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-12-02T13:20:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACMC18112024.pdf: 634999 bytes, checksum: d65aa2f62cfb576a8a3d09bbcf79d403 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-02T13:20:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACMC18112024.pdf: 634999 bytes, checksum: d65aa2f62cfb576a8a3d09bbcf79d403 (MD5) Previous issue date: 2024-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de pedagogospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento no projeto pedagógico do curso de Pedagogia da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Nathália Fernandes Egito-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso investiga a formação de pedagogos(as) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e sua relação com os processos de alfabetização e letramento. O objetivo geral é analisar como as concepções de alfabetização e letramento estão integradas no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, avaliando sua presença nos componentes curriculares. A metodologia adotada é de caráter documental e bibliográfica, permitindo uma análise profunda dos conteúdos e abordagens teóricas pertinentes. Os principais resultados apontam a ausência de uma disciplina específica dedicada à alfabetização e letramento, evidenciando que esses temas são transversalizados em outras disciplinas do currículo. Essa constatação sugere a necessidade de uma revisão curricular que fortaleça a formação docente nesse aspecto, visando uma prática pedagógica mais efetiva e alinhada às demandas educacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACMC18112024.pdf620,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons