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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32645
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatias, Janielly Fernandes-
dc.date.accessioned2024-12-02T14:20:15Z-
dc.date.available2024-11-18-
dc.date.available2024-12-02T14:20:15Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32645-
dc.description.abstractDuring the hospitalization process there is a break in the routine of the child/adolescent, they are distanced from their family, friends, school, activities of daily living that are part of their routine, and with this sudden interruption can cause damage to their biopsychosocial development, which can cause damage to their learning, quality of life, socialization with their peers. In view of this, hospital pedagogy has emerged in an attempt to improve the quality of life of inpatient children. It promotes meaningful learning, bringing about changes in the hospital environment, making it more humanized, as well as integrating the entire interdisciplinary team in this process of promoting the health and quality of life of inpatient children. The aim of this study was to understand the importance of using play for hospitalized children, mediated by the pedagogue, based on the assumption of humanization and non-formal teaching and learning spaces. It is well known that through playful educational practices children develop their imagination, express their emotions, desires and longings during the hospitalization process. This study is a qualitative descriptive research, of the experience report type.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-12-02T14:20:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JFM18112024.pdf: 1015667 bytes, checksum: b723bb67eb7aaaf934b05394fd6ba646 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-02T14:20:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JFM18112024.pdf: 1015667 bytes, checksum: b723bb67eb7aaaf934b05394fd6ba646 (MD5) Previous issue date: 2024-10-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.titleLudicidade e aprendizagem no contexto da hospitalização infantil: a importância de atividades lúdicas no processo de recuperação da criança hospitalizada: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Janine Marta Coelho-
dc.description.resumoAo longo do processo de internação existe uma quebra na rotina da criança/ adolescente, eles são distanciados de sua família, amigos, escola, atividades de vida diária que fazem parte de sua rotina, e com essa interrupção repentina poderá acarretar um prejuízo no desenvolvimento biopsicossocial do mesmo, no qual poderá causar prejuízos em sua aprendizagem, na qualidade de vida, na socialização com seus pares. Diante disso a pedagogia hospitalar emerge na tentativa de melhorar a qualidade de vida das crianças internas, ela promove a aprendizagem significativa, promovendo mudanças no ambiente hospitalar, deixando-o mais humanizado, como também integra toda a equipe interdisciplinar nesse processo de promoção da saúde e da qualidade de vida das crianças internas. O presente trabalho teve como objetivo compreender a importância da utilização do lúdico para as crianças hospitalizadas, mediadas pelo pedagogo, partindo do pressuposto da humanização e dos espaços não formais de ensino e aprendizagem. É sabido que, com as práticas educativas lúdicas, as crianças desenvolvem a imaginação, expressam suas emoções, seus desejos e anseios mediante o processo de internação. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva qualitativa, do tipo relato de experiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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