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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32662| Tipo: | TCC |
| Título: | Proposta de testes para serious games voltados ao condicionamento físico e reabilitação com aplicação no jogo GiroJampa |
| Autor(es): | Ramos, Rebeca Raab Bias |
| Primeiro Orientador: | Machado, Liliane Dos Santos |
| Resumo: | Este trabalho explorou a implementação abrangente de testes unitários automatizados no jogo GiroJampa, utilizando o framework NUnit juntamente com a ferramenta de cobertura de código Coverlet. Os testes foram aplicados extensivamente após a refatoração das classes do jogo, o que permitiu entender melhor os fluxos de desenvolvimento e preparar os scripts do jogo para serem testados. Os testes automatizados unitários, escritos em C#, cobriram desde operações fundamentais até fluxos complexos. A reavaliação do código e das partes não testadas foi baseada no percentual de cobertura das classes do GiroJampa, calculado pela relação entre as linhas de código cobertas por testes e o total de linhas de código do jogo. Os resultados destacam uma cobertura significativa dos testes nas classes refatoradas, que apresentaram uma cobertura de testes maior do que as classes não refatoradas. A implementação de testes automatizados unitários no jogo GiroJampa revelou-se vantajosa, trazendo melhorias significativas ao processo de desenvolvimento. Esses testes proporcionaram uma identificação rápida e eficiente de problemas e facilitaram a revisão e correção de código. Além disso, serviram como uma documentação dinâmica do sistema, simplificando seu entendimento e manutenção. Como resultado, a confiança na estabilidade e na evolução contínua do jogo aumentou, assegurando que novas funcionalidades fossem integradas sem comprometer as existentes. Assim, os testes automatizados unitários mostraram-se essenciais para a qualidade e a sustentabilidade do desenvolvimento do GiroJampa. Como trabalhos futuros, é válido criar mais casos de testes para as classes que não sofreram refatoração, além de explorar mais ferramentas de relatório de cobertura de código. Sendo assim, este trabalho contribui para a literatura no âmbito do desenvolvimento e construção de testes unitários automatizados de jogos em ambientes Unity. |
| Abstract: | This work explored the comprehensive implementation of automated unit tests in the game GiroJampa, using the NUnit framework along with the Coverlet code coverage tool. The tests were extensively applied after refactoring the game’s classes, which allowed for a better understanding of the development flows and preparation of the game scripts for testing. The automated unit tests, written in C#, covered everything from fundamental operations to complex flows. The reassessment of the code and untested parts was based on the coverage percentage of GiroJampa classes, calculated by the ratio of lines covered by tests to the total lines of code in the game. The results highlight significant test coverage in the refactored classes, which showed greater test coverage than the non refactored classes. The implementation of automated unit tests in the game GiroJampa proved to be advantageous, bringing significant improvements to the development process. These tests provided quick and efficient problem identification and facilitated code review and correction. Additionally, they served as a dynamic documentation of the system, simplifying its understanding and maintenance. As a result, confidence in the stability and continuous evolution of the game increased, ensuring that new functionalities could be integrated without compromising existing ones. Thus, automated unit tests proved essential for the quality and sustainability of GiroJampa development. For future work, it is valid to create more test cases for the classes that were not refactored, as well as to explore more code coverage reporting tools. Therefore, this work contributes to the literature in the field of automated unit test development and construction for games in Unity environments. |
| Palavras-chave: | Testes automatizados Cobertura de código Desenvolvimento de jogos Unity |
| CNPq: | CNPQ::OUTROS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Computação Científica |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32662 |
| Data do documento: | 17-Nov-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CI |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Rebeca Raab Bias Ramos_TCC.pdf | TCC | 2,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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