Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Wellington José Laurentino da-
dc.date.accessioned2024-12-03T18:53:16Z-
dc.date.available2024-06-22-
dc.date.available2024-12-03T18:53:16Z-
dc.date.issued2024-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32667-
dc.description.abstractGenerative artificial intelligence (AI) is still in its early stages of development, but has the potential to revolutionize education. It can be used to create customized learning plans for each student based on their individual needs, learning style and pace. This can help students learn faster and more efficiently, and can also increase their interest and motivation for learning, provide real-time feedback on student performance, which can help them identify their areas of weakness and improve their learning. It can also automate repetitive tasks such as creating assessments and correcting assignments, freeing up time for teachers to focus on more important activities such as lesson 6 planning and interaction with students. An example of this is what is observed with the debates about the use of ChatGPT in Education. This AI model presents challenges and limitations, but already provides educators to customize tools derived from ChatGPT in their daily academic activities, taking advantage of the benefits that this AI model can offer. Thus, this work proposes to highlight the importance of generative artificial intelligence (AI) for education. For this, the methodology used in the study was the integrative review of the literature, 8 (eight) studies were analyzed and selected, indexed in these databases in recent years, between 2023 and 2024. In conclusion, it is observed that artificial intelligence in the area of education has a vast potential to improve the quality of teaching, promote the personalization of learning, facilitate access to educational resources and stimulate pedagogical innovation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2024-12-03T18:53:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Wellington José Laurentino da Silva_TCC.pdf: 589184 bytes, checksum: 477d253f322d3accdd2c122667239a16 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-03T18:53:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Wellington José Laurentino da Silva_TCC.pdf: 589184 bytes, checksum: 477d253f322d3accdd2c122667239a16 (MD5) Previous issue date: 2024-05-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectPlanos de aprendizadospt_BR
dc.titleUma revisão sobre os benefícios e desafios da inteligência artificial generativa para educaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ricarte, Danielle Rousy Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4603035287575568pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9888100014726712pt_BR
dc.description.resumoA Inteligência artificial (IA) generativa ainda está em seus estágios iniciais de desenvolvimento, mas tem o potencial de revolucionar a educação. Ela pode ser usada para criar planos de aprendizado personalizados para cada aluno com base em suas necessidades individuais, estilo de aprendizado e ritmo. Isso pode ajudar os alunos a aprender mais rapidamente e com mais eficiência, e também pode aumentar seu interesse e motivação pela aprendizagem, fornecer feedback em tempo real sobre o desempenho dos alunos, o que pode ajudá-los a identificar suas áreas de fraqueza e a melhorar seu aprendizado. Pode automatizar também tarefas repetitivas, como a criação de avaliações e a correção de trabalhos, liberando tempo para que os professores se concentrem em atividades mais importantes, como o planejamento de aulas e a interação com os alunos. Um exemplo disso é o que se observa com os debates sobre o uso do ChatGPT na Educação. Esse modelo de IA apresenta desafios e limitações, porém já proporciona que os educadores personalizem ferramentas derivadas do ChatGPT em suas atividades acadêmicas diárias, aproveitando os benefícios que esse modelo de IA pode oferecer. Dessa forma, esse trabalho se propõe a evidenciar a importância da inteligência artificial (IA) generativa para educação. Para isso, a metodologia utilizada no estudo foi a revisão integrativa da literatura, foram analisados e selecionados 8 (oito) estudos, indexados nas referidas bases de dados nos últimos anos, entre 2023 a 2024. Como conclusão, observa-se que a inteligência artificial na área da Educação apresenta um vasto potencial para melhorar a qualidade do ensino, promover a personalização da aprendizagem, facilitar o acesso a recursos educacionais e estimular a inovação pedagógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComputação Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wellington José Laurentino da Silva_TCC.pdfTCC575,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons