Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32679Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sousa, Izandra Bispo de | - |
| dc.date.accessioned | 2024-12-04T12:08:25Z | - |
| dc.date.available | 2024-11-18 | - |
| dc.date.available | 2024-12-04T12:08:25Z | - |
| dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32679 | - |
| dc.description.abstract | This final course work, entitled Storytelling in Youth and Adult Education (EJA), aims to understand storytelling as a relevant teaching practice for the formation of readers in the field of youth and adult literacy, from the perspective of Popular Education (EP). The pedagogical exercise of storytelling is significant insofar as, through it, students are able to critically read the world around them, learn more about themselves and write another world in which they can live. The act of storytelling should be a recurring practice in the formal education space, as well as the reading of stories, mediated by the voice of the educator, a contributing being in this development process. This work highlights that telling a story is different from reading a story, but in the school institution, there is space for both practices, since both complement each other. Regarding the methodological basis, the research uses a qualitative approach, of a bibliographic nature, based on the productions of authors such as: Freire (1987, 1996), Fávero (2013) and Pimentel (1995), among others, prioritizing discussions in the political and sociocultural scenario of Brazil, between 1930-1964, a period to which the consolidation of Popular Education is linked from the context of EJA. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-12-04T12:08:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IBS18112024.pdf: 1201071 bytes, checksum: 0a0e96a18836d6c4fd27459ca037af7f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-12-04T12:08:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IBS18112024.pdf: 1201071 bytes, checksum: 0a0e96a18836d6c4fd27459ca037af7f (MD5) Previous issue date: 2024-10-23 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização de adultos | pt_BR |
| dc.subject | Educação popular | pt_BR |
| dc.subject | Formação do leitor | pt_BR |
| dc.title | A contação de histórias na Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Calaça, Suelídia Maria | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso, intitulado A contação de histórias na Educação de Jovens e Adultos (EJA), objetiva compreender a contação de histórias como uma prática de ensino relevante para a formação de leitores(as) no campo da alfabetização de jovens e adultos, na perspectiva da Educação Popular (EP). O exercício pedagógico da contação de histórias é significativo na medida que, através dela, os(as) educando(as) conseguem ler criticamente o mundo à sua volta, aprender mais sobre si mesmos e escrever um outro mundo no qual possam viver. O ato de contar histórias deve ser uma prática recorrente no espaço formal de educação, assim como a leitura de histórias, mediada pela voz do(a) educador(a) um ser contribuinte nesse processo de desenvolvimento. O presente trabalho ressalta que, contar uma história é diferente de ler uma história, mas na instituição escolar, há espaço para as duas práticas, visto que ambas, complementam-se. Acerca da fundamentação metodológica, a pesquisa utiliza abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica, baseada nas produções de autores, tais como: Freire (1987, 1996), Fávero (2013) e Pimentel (1995), dentre outros(as), priorizando as discussões no cenário político e sociocultural do Brasil, entre 1930-1964, período ao qual se vincula a consolidação da Educação Popular a partir do contexto da EJA. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IBS18112024.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
