Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3268
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância do estágio supervisionado para a formação docente
metadata.dc.creator: Rodrigues, Janielle do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Eduardo Jorge Lopes da
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Ana Cláudia da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Nilvânia dos Santos
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal descrever e ao mesmo tempo compreender a importância que o estágio supervisionado oferece na formação docente para o curso de Letras Português na UFPB. Sendo este o papel do estágio supervisionado, ou seja, proporcionar experiências e favorecer o desenvolvimento profissional do futuro professor, além de ampliar o conhecimento cultural dentro do ambiente escolar fazendo com que o aluno conheça a realidade da escola e da sala de aula e, assim, provocar no futuro professor se prosseguirá ou recuará na carreira docente. A metodologia escolhida para a realização deste trabalho foi da pesquisa bibliográfica partindo, principalmente da visão de Selma Garrido Pimenta, Maria Socorro Lucena Lima, Iraíde Marques de Freitas Barreiro e Maurice Tardif, dentre os principais autores. Outras fontes também forma consultadas, como livros, teses e alguns artigos, bases teóricas estas que foram de grande importância para nosso estudo, pois nos reafirmou a certeza de que o estágio supervisionado é sim a etapa decisiva para a formação do aluno de Letras. E foi o que procuramos a todo o tempo confirmar através deste estudo teórico, ou seja, fazer com que possamos refletir sobre, não só o simples fato de estagiar, mas também esta relação entre teoria e prática para a formação docente, visando a construção da identidade profissional aos futuros educadores.
Abstract: The present work has as main objective to describe and at the same time to understand the importance that the supervised stage offers in the teacher formation for the Portuguese Language course in UFPB. This is the role of the supervised internship, that is, to provide experiences and favor the professional development of the future teacher, as well as to increase cultural knowledge within the school environment, making the student to know the reality of the school and the classroom, and thus, provoking the future teacher whether continue or decline in the teaching career. The methodology chosen for the accomplishment of this work was the bibliographical research starting from Selma Garrido Pimenta, Maria Socorro Lucena Lima, Iraíde Marques de Freitas Barreiro and Maurice Tardif, among the main authors. Other sources were also consulted, such as books, theses and some articles, theoretical bases that were of great importance for our study, because it reaffirmed to us the certainty that the supervised stage is rather the decisive stage for the formation of the student of Letters. And this is what we always try to confirm through this theoretical study, that is, to make it possible to reflect on not only the simple fact of internship, but also this relation between theory and practice for teacher formation, aiming at the construction of professional identity for the future educators.
Keywords: Formação docente
Estágio supervisionado
Teoria e Prática
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso embargado
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3268
Issue Date: 23-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JNR15012018.pdf392.06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons