Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32680
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaulino, Gabrielle Merêncio-
dc.date.accessioned2024-12-04T12:31:00Z-
dc.date.available2024-11-19-
dc.date.available2024-12-04T12:31:00Z-
dc.date.issued2024-11-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32680-
dc.description.abstractThe current work aims to analyze the importance of affection and love in Educação de Jovens e Adultos (EJA) by lead teachers. For this purpose, we sought to conceptualize the notion of amorosity, analyzing whether affection can improve the learning performance of EJA students. Likewise, we seek to identify the challenges faced by EJA teachers in their practice. This work, therefore, constitutes a qualitative and quantitative research, as it was initially based on a review of the literature by authors who work with affectivity in the classroom, supported by the theories of Paulo Freire and Henri Wallon, who discuss the relationships between objects of knowledge and the student's cognitive abilities. To collect the data, we applied a survey using a questionnaire with two teachers from the public school system from João Pessoa city. The data suggest, according to the responses analyzed, that amorosity is one of the main ways to build relationships with others, as well as the knowledge acquired in the classroom and with social life.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-12-04T12:31:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GMP19112024.pdf: 1147195 bytes, checksum: 9a071445a60043ba9f00afd2bfdb3294 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-04T12:31:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GMP19112024.pdf: 1147195 bytes, checksum: 9a071445a60043ba9f00afd2bfdb3294 (MD5) Previous issue date: 2024-11-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectAmorosidadept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleA importância da amorosidade e afetividade na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luciano de Sousa-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da afetividade e da amorosidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA) por parte dos educadores responsáveis. Para isso, buscamos conceituar a noção de amorosidade, além de analisar se a afetividade pode melhorar o desempenho na aprendizagem dos alunos da EJA. Da mesma forma, buscamos identificar os desafios enfrentados pelos professores da EJA no exercício da sua prática. O trabalho, portanto, constitui-se como uma pesquisa qualitativa, pois foi inicialmente baseada na revisão da literatura de autores que trabalham com a afetividade na sala de aula, apoiando-se nas teorias de Paulo Freire e Henri Wallon, que discutem as relações dos objetos de conhecimento com o cognitivo do aluno. Para coleta de evidências, aplicamos um questionário com duas professoras de duas escolas da rede municipal da cidade de João Pessoa. Os resultados mostram, de acordo com as respostas analisadas, que a amorosidade é uma das principais formas de construir relações tanto com o outro, quanto com o conhecimento adquirido na sala de aula e com a vida social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GMP19112024.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons