Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lilya Raquel Marinho e-
dc.date.accessioned2024-12-04T14:33:49Z-
dc.date.available2024-11-19-
dc.date.available2024-12-04T14:33:49Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32686-
dc.description.abstractIt is evident that the presence of People with Disabilities in Higher Education Institutions has been gradually increasing over the last few years.This underscores the urgent need to develop initiatives that enhance their inclusion and accessibility, ensuring adequate and equitable living conditions throughout undergraduate programs and facilitating successful completion. Therefore, the present research aims to identify the conditions and support offered by the Federal University of Paraíba to students with visual impairments, focusing on access, permanence and course completion, legal documents were used as theoretical support. (Brasil, 1988; Brasil, 1996; Brasil, 2015; Brasil, 2016) and studies on the inclusion of people with disabilities (Diniz, 2007; Martins and Silva, 2022; Silva and Pimentel, 2022). To this end, this investigation was carried out using a qualitative approach, using as a data generation instrument the creation of an online form to obtain information about the students targeted by the research, in addition to online meetings through the Google Meet platform in which the interviews, then establishing Field Research. In this way, the results of this investigation reveal the difficulties present in the relationships between professors and other classmates, coexistence with physical and attitudinal barriers, as well as their space for participation and student agency.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-12-04T14:33:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LRMS19112024.pdf: 2571974 bytes, checksum: 779498ec7b3242f38cefa5e520eaa5e8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-04T14:33:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LRMS19112024.pdf: 2571974 bytes, checksum: 779498ec7b3242f38cefa5e520eaa5e8 (MD5) Previous issue date: 2024-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleUma investigação acerca dos processos de inclusão de estudantes com deficiência visual na Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Adenize Queiroz de-
dc.description.resumoÉ notório que a presença de Pessoas com Deficiência nas Instituições de Ensino Superior vem aumentando gradativamente no decorrer dos últimos anos. Nesse sentido, fica evidente a necessidade de desenvolver ações que contribuam nos processos de inclusão e acessibilidade dos mesmos, a fim de garantir condições adequadas e igualitárias de vivência ao longo dos cursos de graduação e consequentemente possibilitem a efetiva conclusão. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo identificar as condições e o suporte oferecidos pela Universidade Federal da Paraíba aos estudantes com deficiência visual, tendo em vista o acesso, a permanência e a conclusão de seu curso, como suporte teórico foram utilizados os documentos legais (Brasil,1988; Brasil,1996; Brasil, 2015; Brasil, 2016) e estudos sobre a inclusão da pessoa com deficiência (Diniz, 2007; Martins e Silva, 2022; Silva e Pimentel, 2022). Para tanto, esta investigação foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa tendo como instrumento de geração de dados a elaboração de um formulário online para obtenção de informações acerca dos estudantes alvo da pesquisa, além de encontros online através da plataforma Google Meet em que ocorreram as entrevistas, estabelecendo então, a Pesquisa de Campo. Deste modo, os resultados desta investigação nos revelam as dificuldades presentes nas relações entre docentes e demais colegas de turma, a convivência com as barreiras físicas e atitudinais, assim como, seu espaço de participação e protagonismo estudantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LRMS19112024.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons