Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3268
Tipo: TCC
Título: A importância do estágio supervisionado para a formação docente
Autor(es): Rodrigues, Janielle do Nascimento
Primeiro Orientador: Silva, Eduardo Jorge Lopes da
referee1 : Rodrigues, Ana Cláudia da Silva
referee2: Silva, Nilvânia dos Santos
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal descrever e ao mesmo tempo compreender a importância que o estágio supervisionado oferece na formação docente para o curso de Letras Português na UFPB. Sendo este o papel do estágio supervisionado, ou seja, proporcionar experiências e favorecer o desenvolvimento profissional do futuro professor, além de ampliar o conhecimento cultural dentro do ambiente escolar fazendo com que o aluno conheça a realidade da escola e da sala de aula e, assim, provocar no futuro professor se prosseguirá ou recuará na carreira docente. A metodologia escolhida para a realização deste trabalho foi da pesquisa bibliográfica partindo, principalmente da visão de Selma Garrido Pimenta, Maria Socorro Lucena Lima, Iraíde Marques de Freitas Barreiro e Maurice Tardif, dentre os principais autores. Outras fontes também forma consultadas, como livros, teses e alguns artigos, bases teóricas estas que foram de grande importância para nosso estudo, pois nos reafirmou a certeza de que o estágio supervisionado é sim a etapa decisiva para a formação do aluno de Letras. E foi o que procuramos a todo o tempo confirmar através deste estudo teórico, ou seja, fazer com que possamos refletir sobre, não só o simples fato de estagiar, mas também esta relação entre teoria e prática para a formação docente, visando a construção da identidade profissional aos futuros educadores.
Abstract: The present work has as main objective to describe and at the same time to understand the importance that the supervised stage offers in the teacher formation for the Portuguese Language course in UFPB. This is the role of the supervised internship, that is, to provide experiences and favor the professional development of the future teacher, as well as to increase cultural knowledge within the school environment, making the student to know the reality of the school and the classroom, and thus, provoking the future teacher whether continue or decline in the teaching career. The methodology chosen for the accomplishment of this work was the bibliographical research starting from Selma Garrido Pimenta, Maria Socorro Lucena Lima, Iraíde Marques de Freitas Barreiro and Maurice Tardif, among the main authors. Other sources were also consulted, such as books, theses and some articles, theoretical bases that were of great importance for our study, because it reaffirmed to us the certainty that the supervised stage is rather the decisive stage for the formation of the student of Letters. And this is what we always try to confirm through this theoretical study, that is, to make it possible to reflect on not only the simple fact of internship, but also this relation between theory and practice for teacher formation, aiming at the construction of professional identity for the future educators.
Palavras-chave: Formação docente
Estágio supervisionado
Teoria e Prática
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso embargado
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3268
Data do documento: 23-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JNR15012018.pdf392,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons