Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32690
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Carolina Silvestre da-
dc.date.accessioned2024-12-04T15:49:34Z-
dc.date.available2024-11-19-
dc.date.available2024-12-04T15:49:34Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32690-
dc.description.abstractThe educational context involving the family-school relationship has been discussed for decades. This paper aims to discuss the role of the teacher in the school-family relationship in contemporary times, seeking to answer the following question: How does the transfer of educational responsibility from families to teachers influence the school environment, family relationships, and the quality of teaching? To this end, a bibliographical research was carried out with the purpose of promoting an integrative literature review. Therefore, the paper has as specific objectives to analyze the paradigm shift in the family-school relationship and its implications for pedagogical practice, evaluating the effects of the overload of teachers when dealing with educational demands that should be the family's responsibility. Therefore, it follows that studies agree that education should be based on family support in the educational context, since the school as an educational institution cannot be highlighted as the only way to promote quality education; teachers are licensed to promote educational curricular content; however, the context of values and character of the human being is composed in the family cycle, and when this basis is associated with the school, it becomes a motivational way to boost teaching and learning. Thus, it is concluded that the school is an educational institution and the professionals who work there must promote the curricular subjects imposed by national education legislation, and the family has a fundamental role in the development of students, given its strength and presence in the lives of their children, thus promoting the construction of the human being.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-12-04T15:49:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCSS19112024.pdf: 727874 bytes, checksum: 070147a2880a0fa68e6aa973a77121ef (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-04T15:49:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCSS19112024.pdf: 727874 bytes, checksum: 070147a2880a0fa68e6aa973a77121ef (MD5) Previous issue date: 2024-10-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRelação família - escolapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA relação família e escola: troca de responsabilidades e sobrecarga profissional na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alencar, Sabrina Grisi Pinho de-
dc.description.resumoO contexto educacional que envolve a relação família e escola vem sendo discutido ao longo de décadas. O presente trabalho discute acerca do papel do professor na relação escola-família na contemporaneidade, buscando responder a seguinte problemática: Como a transferência de responsabilidade educacional das famílias para os professores influencia o ambiente escolar, tem repercutido na insuficiência das relações familiares na qualidade de ensino? Para tal, foi realizada pesquisa bibliográfica, com finalidade de promover uma revisão integrativa de literatura. Assim sendo, o trabalho tem como objetivos específicos analisar a mudança de paradigma na relação família-escola e suas implicações na prática pedagógica, avaliando os efeitos da sobrecarga dos professores ao lidar com demandas educacionais que deveriam ser responsabilidade familiar. Sendo assim, resulta-se que os estudos concordam que a educação deve ser alicerçada pelo apoio da família diante do contexto educacional, visto que a escola como instituição de ensino não pode ser destacada como a única forma de promover educação de qualidade os docentes são licenciados para promover conteúdo curricular educacional, mas o contexto de valores e caráter do ser humano é composto diante do ciclo familiar, e quando essa base está associada a escola torna-se uma forma motivacional de impulsionar o ensino-aprendizagem. Desse modo, conclui-se que a escola é uma instituição de ensino e os profissionais que nela atuam devem promover as disciplinas curriculares impostas diante da legislação nacional de educação, e a família tem papel fundamental no desenvolvimento dos alunos diante da sua força e presença na vida dos filhos promovendo assim a construção do ser humano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCSS19112024.pdf710,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons