Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32691
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gisele Menezes da-
dc.date.accessioned2024-12-04T16:51:42Z-
dc.date.available2024-03-11-
dc.date.available2024-12-04T16:51:42Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32691-
dc.description.abstractAutobiographical memory (AM) is a term that refers to a person's recollection of events from their lives. It typically functions to contribute to identity stability, goal achievement, well-being promotion, and the establishment of bonds. It provides a reference for who we are and our achievements and misfortunes to be replicated or avoided. Considering that social isolation can lead to interpersonal relationship dysfunctions and emotional deficiencies, individuals in incarceration may exhibit alterations in AM. The aim of this study was to investigate the characteristics of autobiographical memory in incarcerated individuals. Seventy male volunteers between the ages of 18 and 45 were recruited and divided into two groups: Group 1 (incarcerated men) and Group 2 (free men with no history of incarceration). Group 1 volunteers were recruited from a semi-open correctional facility, while Group 2 participants were invited from public schools offering Adult and Youth Education (EJA). All volunteers completed a sociodemographic questionnaire, the Depression, Anxiety, and Stress Scale (DASS-21), the Self-Assessment Manikin (SAM) scales, the Levenson Self-Report Psychopathy scale, and the Autobiographical Memory Test (AMT). The results highlight three main conclusions: firstly, being incarcerated in a semi-open regime does not necessarily result in impairments in AM recall; secondly, involvement in educational, leisure, sports or occupational activities can assist in emotional regulation and concurrently in the proper functioning of AM mnemonic processes; thirdly, there may be a cognitive reappraisal process in the face of life adversities, which offered more satisfaction regarding negative life memories. Future studies may investigate the relationship of individuals in penal institutions with leisure activities, sports and faith.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-12-04T16:51:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GiseleMenezesDaSilva_Dissert.pdf: 941322 bytes, checksum: e2eaae7f7171791f389355a3df82051b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-04T16:51:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GiseleMenezesDaSilva_Dissert.pdf: 941322 bytes, checksum: e2eaae7f7171791f389355a3df82051b (MD5) Previous issue date: 2023-09-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMemória autobiográficapt_BR
dc.subjectPessoas privadas de liberdadept_BR
dc.subjectSistema carcerário - Brasilpt_BR
dc.subjectSintomas psiquiátricos - Cárcerept_BR
dc.subjectAutobiographical Memorypt_BR
dc.subjectIndividuals Deprived of Freedompt_BR
dc.subjectIncarcerationpt_BR
dc.titleMemórias no cárcere : valência e especificidade na evocação autobiográfica de Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Galdino, Melyssa Kellyane Cavalcanti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6286409609641742pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5443282162499380pt_BR
dc.description.resumoA memória autobiográfica (MA) é um termo que se refere as recordações de acontecimentos do passado pessoal, geralmente funciona de forma a contribuir para a estabilidade da identidade, para a consecução de objetivos e para a promoção do bem-estar e estabelecimento de vínculos. Ela oferece uma referência de quem somos e das nossas realizações e infortúnios a serem replicados ou evitados. Considerando que o isolamento social pode gerar disfunções nas relações interpessoais e deficiências emocionais, indivíduos em situação de encarceramento podem apresentar alguma alterações na MA. O objetivo desse estudo foi investigar as características da memória autobiográfica em indivíduos em situação de cárcere. Foram recrutados 70 voluntários do sexo masculino dos 17 a 45 anos de idade alocados em dois grupos; grupo 1 (homens em situação de cárcere), grupo 2 (homens livres e sem histórico de encarceramento). Os voluntários do grupo 1 foram recrutados em estabelecimento prisional em regime semiaberto e do grupo 2 através de convite em escolas públicas com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todos os voluntários responderam um questionário sociodemográfico, a escala de depressão, ansiedade e estresse (DASS-21) as escalas Self-Assessment Manikin (SAM), Levenson Self-Report Psychopathy e o Teste de memória autobiográfica (TMA). Os resultados destacam três conclusões principais, a primeira, estar preso em regime semiaberto não necessariamente decorre em prejuízos na evocação de MAs; segundo, estar vinculado a atividades educativas, lazer, esporte ou laboral pode auxiliar no processo de regulação emocional e concomitantemente no bom funcionamento dos processos mnemônicos das MAs, terceiro, a possibilidade de haver um processo de reavaliação cognitiva frente às adversidades da vida, parece oferecer mais satisfação frente às lembranças negativas da vida. Estudos futuros podem investigar a relação de PPLs com atividades de lazer, esportes e fé.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GiseleMenezesDaSilva_Dissert.pdf919,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons