Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32704
Tipo: | TCC |
Título: | O programa residência pedagógica e as perspectivas da alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades |
Autor(es): | Lima, Thuane da Silva |
Primeiro Orientador: | Batista, Aline Cleide |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo investigar e analisar os desafios e possibilidades da alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, fazendo uma discussão sobre o que ocasiona a quebra no ciclo da alfabetização e letramento, onde alunos chegam ao 5º ano sem estarem alfabetizados, relatando um pouco da minha trajetória como ex-bolsista do Programa Residência Pedagógica, Subprojeto Pedagogia (Campus IV–UFPB). Nesse sentido, reflito sobre as contribuições do programa na construção da formação docente e os impactos dessa contribuição na minha vivência e experiência como residente atuante na escola campo. Como estratégia metodológica, utilizo uma abordagem qualitativa, buscando compreender e encontrar respostas diante dos resultados obtidos. Dessa forma, utilizo o método Alfaletrar de Magda Soares (2020), para a elaboração de sequências didáticas trabalhando a interdisciplinaridade com foco na alfabetização e letramento, analisando e discutindo aspectos da aprendizagem de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente do 5º ano, a partir das atividades propostas no plano de ação (sequência didática). A pesquisa foi fundamentada teoricamente a partir dos estudos sobre Formação Docente, (Nóvoa 2006 e 2008) e Alfabetização e Letramento (Soares 2020). Metodologicamente seguimos a perspectiva da pesquisa ação a partir dos estudos de ‒ Thiollent (2005), Franco (2005), além de outros autores. Como documentos oficiais foram utilizados a Base Nacional Comum Curricular/BNCC (BRASIL, 2017), e Edital CAPES 24/2022. Para tanto, os resultados obtidos através da pesquisa revelam os desafios encontrados diante dos contextos inseridos, relacionando teorias e práticas, gerando uma melhor reflexão crítica sobre a formação docente e as perspectivas alcançadas, mediante a metodologia e ludicidade aplicada no processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | This research aims to investigate and analyze the challenges and possibilities of literacy and literacy in the early years of elementary school, discussing what causes the literacy and literacy cycle to break down, where students reach the 5th grade without being literate, reporting a little of my trajectory as a former fellow of the Pedagogical Residency Program, Pedagogy Subproject (Campus IVUFPB). In this sense, I reflect on the contributions of the program in the construction of teacher training and the impacts of this contribution on my experience as a resident working in the field school. As a methodological strategy, I use a qualitative approach, seeking to understand and find answers to the results obtained. In this way, I use Magda Soares' Alfaletrar method (2020), to prepare didactic sequences working on interdisciplinarity with a focus on literacy and literacy, analyzing and discussing aspects of the learning of students in the early years of elementary school, specifically in the 5th grade, based on the activities proposed in the action plan (didactic sequence). The research was theoretically based on studies on Teacher Training (Nóvoa 2006 and 2008) and Literacy and Lettering (Soares 2020). Methodologically, we followed the perspective of action research based on studies by Thiollent (2005), Franco (2005) and other authors. The National Common Curriculum Base/BNCC (BRASIL, 2017) and CAPES Notice 24/2022 were used as official documents. Therefore, the results obtained through the research reveal the challenges encountered in the contexts inserted, relating theories and practices, generating a better critical reflection on teacher training and the perspectives achieved, through the methodology and playfulness applied in the teaching-learning process. |
Palavras-chave: | Residência pedagógica Formação docente Alfabetização e letramento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32704 |
Data do documento: | 24-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ThuanedaSilvaLima_TCC.pdf | 2,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ThuanedaSilvaLima_TERMO.pdf | 299,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons