Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32705
Tipo: | TCC |
Título: | A infância frente as mídias digitais |
Autor(es): | França, Andreina Cristine do Nascimento |
Primeiro Orientador: | Garcia, Renata Monteiro |
Resumo: | O referente trabalho se trata de uma pesquisa monográfica de caráter qualitativo que vem explorar a concepção histórica e social da infância, abordando os desafios que as crianças enfrentaram antes da descoberta da infância e como hoje elas são compreendidas em sociedade juntamente com a ascensão das mídias digitais e como esses fatores influenciam seu desenvolvimento pessoal, cognitivo e educacional, tendo como objetivo geral analisar a influência das mídias digitais e os seus impactos no desenvolvimento infantil. Para isso foram realizadas pesquisas para uma revisão bibliográficas na promoção de um debate baseado nas obras de quatro autores principais: Philippe Ariès “História Social da Infância e da Família”; Neil Postman “O desaparecimento da Infância”; Michel Desmurget, “A Fábrica de Cretinos Digitais” e Marc Prensky “Nativos Digitais e imigrantes Digitais”. Assim a pesquisa teve um caráter qualitativo e exploratório, na medida que em que buscou refletir sobre a temática da infância e os impactos das mídias digitais. O trabalho se divide em dois capítulos que buscaram debater a concepção da infância, a criança na contemporaneidade e as novas mídias digitais com base na perspectiva de uma geração de nativos e imigrantes digitas. Os principais resultados apontam que ao investigar as crianças que nasceram na era digital, seus impactos no desenvolvimento infantil, essas mídias não fazem restrições entre seus usuários, priorizando apenas que eles permaneçam conectados, provocando sérios agravantes em sua relação familiar e educacional, que por sua vez, se mostram despreparados e despreocupados em trazer e trabalhar com essas tecnologias, provocando um uso saudável delas, para nossas crianças. Espera-se que esse trabalho ajude a subsidiar mais debates acerca da temática. |
Abstract: | This work is a qualitative monographic research that explores the historical and social Idea of childhood, addressing the challenges that children encounter before the discovery of childhood and how they are comprehended nowadays in society, together with the rase of digital media and how these factors influence their personal, cognitive and educational development, with the general objective of analyzing the influence of digital media and its impacts on child development. For this purpose, research was carried out for a bibliographic review to promote a debate based on the works of four main authors: Philippe Ariès “Social History of Childhood and the Family”; Neil Postman “The Disappearance of Childhood”; Michel Desmurget, “The Digital Cretins Factory” and Marc Prensky “Digital Natives and Digital Immigrants”. This research had a qualitative and exploratory character, And is precise to say, it reflect on the theme of childhood and the impacts of digital media. The work is divided into two chapters that seek to discuss the concept of childhood, children in contemporary times and new digital media based on the perspective of a generation of digital natives and immigrants. The main results indicate that when investigating children born in the digital age and their impact on child development, these media do not place restrictions on their users, prioritizing only that they remain connected, causing serious aggravations in their family and educational relationships, which in turn, show themselves to be unprepared and unconcerned about introducing and working with these technologies, provoking a healthy use of them for our children. It is hoped that this work will help to support further debates on the subject |
Palavras-chave: | Infância Mídias digitais Criança na contemporaneidade Nativos digitais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32705 |
Data do documento: | 21-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AndreinaCristinedoNascimentoFrança_TCC.pdf | TCC | 494,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
AndreinaCristinedoNascimentoFrança_TERMO.pdf | TERMO | 174,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons