Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32709
Tipo: TCC
Título: História e vivência da e na educação de jovens e adultos (EJA) a partir de uma experiência autobiográfica
Autor(es): Feliciano, Maria Aparecida
Primeiro Orientador: Alencar, Sabrina Grisi Pinho de
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objeto de estudo a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como uma modalidade de ensino que promove a inclusão social, a transformação pessoal e profissional na vida daquelas pessoas que não concluíram a Educação Básica na idade esperada, refletindo acerca dos desafios e das oportunidades vivenciadas por estes estudantes. Para o referido objeto, tivemos como problemática: de que forma um sujeito da Educação de Jovens e Adultos poderá refletir e contribuir para o percurso de outros sujeitos através de sua autobiografia? Assim, diante deste questionamento e para tenta-lo responder elucidamos o objetivo geral que foi analisar minha autobiografia enquanto sujeito da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa foi realizada mediante a minha vivência na EJA, evidenciando minha autobiografia e trajetória enquanto sujeito da EJA ao longo da Educação Básica, tendo como embasamento teórico os seguintes autores, Almeida e Corso (2015) Arroyo e Soares (2006) Brasil/LDB (9394/1996) Carvalho (2014) Paulo Freire (1982, 1987, 2005, 2011) Machado (2008). Sendo assim, esses autores foram essenciais para compreendermos a relevância da prática pedagógica na EJA, que deve ser estabelecida de forma dialógica e contextualizada com a realidade dos estudantes, pautada nos princípios da valorização e das experiências dos educandos para que possa formar cidadãos críticos e participativos. Dessa forma, este estudo contribuirá para o fortalecimento de estratégias educativas que proporcionem melhores condições de aprendizados significativos na promoção de uma educação pública de qualidade, mais justa e igualitária.
Abstract: This work has as its main objective to address the importance of Youth and Adult Education (EJA) as a teaching modality that promotes social inclusion, personal and professional transformation in the lives of those people who did not complete Basic Education at the expected age, reflecting on the challenges and opportunities experienced by these students. The research was carried out through my experience in EJA, highlighting my autobiography and trajectory as a subject of EJA throughout Basic Education, having as theoretical basis the following authors, Almeida and corso (2015) Arroyo and Soares (2006) Brasil/LDB (9394/1996) Carvalho (2014) Paulo Freire (1982, 1987,2005, 2011) Machado (2008) Passegi (2016). Therefore, these authors were essential for us to understand the relevance of pedagogical practice in EJA, which must be established in a dialogical way and contextualized with the reality of students, based on the principles of valuing and the experiences of students so that it can form critical and participatory citizens. In this way, this study will contribute to the strengthening of educational strategies that provide better conditions for meaningful learning in the promotion of a quality public education that is fairer and more egalitarian.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação pública
Desafios
Autobiografia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32709
Data do documento: 22-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaAparecidaFeliciano_TCC.pdfTCC544,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MariaAparecidaFeliciano_TERMO.pdfTERMO324,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons