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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32715
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Mariana Medeiros da-
dc.date.accessioned2024-12-05T13:42:54Z-
dc.date.available2024-11-19-
dc.date.available2024-12-05T13:42:54Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32715-
dc.description.abstractEven though it is present in all people’s lives, the Sexual Education and Sexuality are seen as a taboo in the school space and, for that reason, it is barely approached during teachers training. With that in mind, schools as a place dedicated to sharing knowledge historically accumulated can become a means of breaking the paradigms of a unilateral, quiet and repressive Sexual Education that imposes ways of being and acting socially from the conception of what being a ‘man’ and ‘woman’ is. That said, we consider important to comprehend how the studies on Sexual Education take place in the undergraduate course of Pedagogy in the Federal University of Paraíba and which conception of sexuality the graduates acquire during their graduation. To achieve our goals, a qualitative research was made considering a historic and dialectic materialism perspective, in which we analyzed educational documents that guide our course. It was also developed a semi structured interview for 5 students who graduated in the past 5 years in the institution. During the research we identified that the participants do a direct relation between Sexual Education and Sexuality, also connecting them to the concept of identity. Finally, we concluded that the absence of approaches about the Sexual Education in the undergraduate teaching degree courses result in the distancing of themes related to it in the basics education and, despite tangential, it is unanimous that teachers defend its contribution to the construction of healthy relationships at school. Besides, we highlight that in the subjects which were analysed there is a lack of discussions on social cultural questionings, which are directly related to the individuals' conception and experiences in society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-12-05T13:42:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MMS19112024.pdf: 571877 bytes, checksum: 84e3df7bd935d709a9bd7f6057cb6943 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.titleFormação docente em educação sexual: um estudo sobre a concepção de sexualidade de egressos do curso de Pedagogia da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Baptista, Maria das Graças de Almeida-
dc.description.resumoMesmo que presentes em todas as vivências dos sujeitos, a educação sexual e a sexualidade são vistas com tabu no espaço escolar e, por este motivo, pouco são abordadas na formação docente. A vista disso, a escola como espaço destinado a compartilhar os conhecimentos historicamente acumulados, pode se tornar um meio para romper o paradigma de uma educação sexual unilateral, silenciosa e repressora, que impõem modos de ser e agir socialmente a partir da concepção do que é ser ‘homem’ e ser ‘mulher’. Isto posto, consideramos pertinente compreender como ocorre a formação em Educação Sexual no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba e que concepção de sexualidade os egressos adquire durante sua formação. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo na perspectiva do materialismo histórico-dialético, no qual foram analisados documentos da educação e do referido curso. Também foi desenvolvida uma entrevista semiestruturada com 5 egressos formados nos últimos 5 anos pela instituição. Durante a pesquisa identificamos que os participantes fazem relação direta entre educação sexual e sexualidade, assim como as aproximam do conceito de identidade. Por fim, concluímos que a ausência de abordagens sobre a educação sexual nos cursos de licenciatura resulta no distanciamento de temas relacionados a ela na educação básica e que, apesar de tangenciada, é unânime a defesa dos professores sobre a sua contribuição para a construção de relações saudáveis na escola. Ademais, destacamos que nas disciplinas analisadas faltam discussões voltadas para questões sócio-culturais, estas que estão diretamente relacionadas à concepção dos indivíduos e vivências em sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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