Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3272
Tipo: TCC
Título: Leitura literária nas aulas de ELE do ensino médio na escola pública
Autor(es): Silva., Micaela Rosendo da
Primeiro Orientador: Batista, Maria Luíza Teixeira
Resumo: Mediante o desejo de contribuir socialmente, como professora de língua, procurei constatar se a leitura literária desenvolve o pensamento crítico por intermédio das habilidades leitoras nas aulas de ELE, realizei uma pesquisa na escola pública Maria Honorina Santiago, localizada à Rua Professor Severo Rodrigues, S/N, Bairro Popular, área urbana da cidade de Santa Rita/PB, com os estudantes do 3º ano A do Ensino Médio Regular. Essa experiência teve como objetivo despertar nos alunos o gosto pela leitura literária, pela língua espanhola e desenvolver o pensamento crítico e a habilidade de ler em língua estrangeira. Como etapas dessa pesquisa, primeiramente foi aplicado um questionário para traçar o perfil do público alvo, em seguida foi realizada uma atividade que teve como base a leitura do conto “Celebración de la voz humana/2” de escritor Eduardo Galeano. Por fim, constatamos que através do processo de leitura apresentado por Fillola (1994, p. 316-317), podemos nos nutrir de todos os benefícios oferecidos pela educação literária que, de acordo com Ballester e Ibarra (2009, p. 30), inclui diversas dimensões da educação, entre as quais destacamos a educação ética, estética e cultural. Ler literatura na aula de ELE contempla não só as necessidades do ensino da língua, como também provoca reflexões, desenvolvendo o espírito crítico e transforma a vida e a sociedade.
Abstract: Con el afán de contribuir socialmente como profesora de lengua, busqué constatar se la lectura literaria desarrolla el pensamiento crítico por medio de las habilidades lectoras en las clases de ELE. Para eso realicé una pesquisa en la escuela pública Maria Honorina Santiago, ubicada en Rua Professor Severo Rodrigues, S/N, Bairro Popular, Santa Rita/PB, con los estudiantes del 3º año de la Secundaria. El objetivo de esta investigación fue despertar en los alumnos el placer por la lectura literaria, por la lengua extranjera y desarrollar el pensamiento crítico y las habilidades de lectura. Como etapas de esta investigación, primero fue realizada una actividad basada en la lectura del cuento “Celebración de la voz humana/2”, del escritor Eduardo Galeano. Al final, concluimos que a través del proceso de lectura presentado por Fillola (1994, p. 316-317) podemos aprovechar todos los beneficios ofrecidos por la educación literaria que, de acuerdo con Ballester e Ibarra (200, p.30), incluye diversas dimensiones de la educación, entre las cuales destacamos la educación ética, estética e cultural. Leer literatura en la clase de ELE contempla no solo las necesidades de la enseñanza de la lengua, sino que también provoca reflexiones, desarrolla el espíritu crítico y transforma la vida y la sociedad
Palavras-chave: Leitura literária
ELE (Ensino de Língua Estrangeira)
Cidadania
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3272
Data do documento: 14-Dez-2017
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRS30112017.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons