Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32721
Tipo: Dissertação
Título: Prevalência de ansiedade em estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Silva, Marcos Andre Azevedo da
Primeiro Orientador: Soares, Ricardo de Sousa
Resumo: É crescente a prevalência de ansiedade na população em geral. Dentre os ambientes entendidos como estressores, tem-se a universidade, assim, discussões acerca da saúde mental em universitários, com ênfase nos alunos do curso de medicina têm se destacado nos últimos anos. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura acerca da prevalência de ansiedade nos estudantes da saúde e identificar a prevalência e os fatores associados à ansiedade nos estudantes do curso de medicina da UFPB. A revisão sistemática da literatura produzida nos últimos 10 anos teve como pergunta norteadora: “qual a prevalência de ansiedade em estudantes de graduação da área da saúde?”. As evidências indicaram uma prevalência significativa de ansiedade em estudantes de área da saúde, havendo polarização de estudos para o curso de medicina, o que dificultou a comparação entre os cursos. O estudo transversal foi realizado com os alunos do curso de medicina da UFPB, com o objetivo de avaliar a prevalência de ansiedade por meio do Inventário de Ansiedade-Traço (IDATE). Para a análise dos dados utilizou-se o teste Qui-quadrado de Person para a verificação da significância das variáveis e o teste de regressão de Poisson Robusto para a determinação da razão de prevalência entre as variáveis significativas e à ansiedade. Os resultados apontaram uma prevalência de ansiedade de 62,5% nos estudantes. Os fatores associados que tiveram uma RP estatísticamente significativos com a ansiedade foram: ser do sexo feminino (RP: 1,44; IC: 1,03 – 5,38), ter menor renda (RP: 1,18; IC: 1,00 – 1,39), fazer acompanhamento psicológico (RP: 1,23; IC: 1,053 – 1,437) , fazer uso de psicofarmaco (RP: 1,36; IC: 1,14 – 1,63) e praticar atividade física regular (RP: 0,69; IC: 0,59 – 0,79). A alta taxa de prevalência de ansiedade nos universitários sinaliza para a necessidade de criação de medidas institucionais que objetivem identificar e controlar o adoecimento mental dos estudantes.
Abstract: The prevalence of anxiety in the general population is increasing. Among the environments considered stressful, universities stand out. Thus, discussions about mental health among university students, with an emphasis on medical students, have gained prominence in recent years. From this perspective, the present study aimed to conduct a systematic literature review on the prevalence of anxiety among health students and to identify the prevalence and associated factors of anxiety among medical students at UFPB. The systematic literature review produced over the last 10 years was guided by the question: “What is the prevalence of anxiety in undergraduate health students?” Evidence indicated a significant prevalence of anxiety among health students, with a concentration of studies on medical students, making it difficult to compare between courses. The cross-sectional study was conducted with medical students from UFPB, aiming to assess the prevalence of anxiety using the State-Trait Anxiety Inventory. Data analysis was performed using Pearson's Chi-square test to verify the significance of variables and Robust Poisson Regression to determine the prevalence ratio between significant variables and anxiety. The results indicated a prevalence of anxiety of 62.5% among students. The associated factors that had a statistically significant prevalence ratio with anxiety were: being female (PR: 1.44; CI: 1.03 – 5.38), having lower income (PR: 1.18; CI: 1.00 – 1.39), receiving psychological counseling (PR: 1.23; CI: 1.053 – 1.437), using psychotropic drugs (PR: 1.36; CI: 1.14 – 1.63), and engaging in regular physical activity (PR: 0.69; CI: 0.59 – 0.79). The high prevalence rate of anxiety among university students highlights the need to create institutional measures aimed at identifying and controlling the mental health issues of students.
Palavras-chave: Ansiedade - Saúde do estudante
Adoecimento mental - Estudantes
Ansiedade - Revisão sistemática
Anxiety
Student Health
Systematic Review
Prevalence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32721
Data do documento: 27-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcosAndréAzevedoDaSilva_Dissert.pdf652,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons